Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Descaso 08/11/2019 | 14h31

Em pleno Novembro Azul, Conselho denuncia filas de espera para exames relacionados à saúde masculina


Em pleno Novembro Azul, Conselho denuncia filas de espera para exames relacionados à saúde masculina
Foto: Divulgação

O penúltimo mês do ano é destinado a campanhas relacionadas à saúde do homem. Neste período há um incentivo para a busca de exames preventivos. Porém, uma fiscalização do Conselho Municipal da Saúde encontrou dados que mostram filas que duram anos para realizar exames comuns nessa área. Alexandre Silva, presidente do órgão, reforça que a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está procurando as campanhas do Novembro Azul promovidas pela Secretaria de Saúde. No entanto, após passar pela triagem, os cidadãos esbarram em enormes filas.

De acordo com os dados coletados pelo grupo de trabalho, Alexandre afirma que para realizar exames de proctologia há 2441 homens em espera. O mesmo acontece para exames de urologia, com 449, e oftalmologia, com 9234 pessoas. Por isso, o conselheiro acredita que não adianta a secretaria promover campanhas convidando os homens para atendimentos médicos, já que não há profissionais para realizar o exame e a pessoa terá que entrar em uma fila longa.

Alexandre Silva explica que, geralmente, quando o homem vai ao atendimento médico, já realiza uma bateria de exames para identificar todos os possíveis problemas. Por isso, na visão dele, se as filas de atendimento são muito grandes, a pessoa tende a desistir de cuidar da saúde. O presidente usa como exemplo do problema o caso de um idoso de 83 anos, que procurou o grupo para relatar que está há mais de dois anos na fila de espera.

Alexandre Silva acredita que a prefeitura deveria realizar um mutirão para agilizar estes atendimentos. Segundo ele, é positivo que a população masculina procure o sistema público de saúde, por isso deveria ser entregue a esta pessoa um atendimento ágil e de qualidade.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.