Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Cultura 09/04/2019 | 00h01

Em abril tem Maratona Sesc de Circo em Caxias do Sul


Em abril tem Maratona Sesc de Circo em Caxias do Sul
Foto: Divulgação/ Internet

De 09 a 14 de abril, Caxias do Sul recebe a terceira edição da “Maratona Sesc de Circo”, que acontece em teatros e escolas do município. A iniciativa é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio cultural da Fundação Marcopolo. Entre os destaques da programação estão o Cortejo Circense Caravana Belessa, da Cia Circo de Bolso, no dia 09/04, às 10h30, com início na Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbú, s/n) e término no Sesc (Rua Moreira Cesar, 2462), e o espetáculo Circo Minimal, da Cia Gente Falante, que acontece no dia 14/04, das 15h às 17h, no Parque dos Macaquinhos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209.8250, no site www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.

A Maratona surgiu após o sucesso alcançado pelo “Circo nas Escolas”, realizado em 2017, que contou com a participação de mais de mil alunos em quatro dias de evento. Em 2018, já chamado de “Maratona Sesc de Circo”, o projeto alcançou mais de três mil pessoas em 10 dias. Com a intenção de levar o mundo lúdico das artes circenses a crianças e adultos, a “Maratona Sesc de Circo 2019” contempla dois projetos do Sesc: Teatro a Mil e Rio Grande no Palco.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
 
Maratona Sesc de Circo 2019 – Caxias do Sul
Programação

9 de abril – terça-feira
10h30 - Cortejo Circense com Caravana Belessa
Início: Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbú, s/n)
Término: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)
 
15h - Caravana Belessa
Cia Circo de Bolso
Local: Colégio Estadual Henrique Emilio Meyer
 
15h – Espetáculo CIRCOlando por Aí
Cia Espicula
Local: EEEM Santa Catarina
 
10 de abril – quarta-feira
14h30 e 16h - Caravana Belessa
Cia Circo de Bolso
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
 
11 de abril – quinta-feira
14h30 e 16h – Espetáculo Flor da Vida
Teatro Mototóti
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
 
12 de abril – sexta-feira
14h30 e 16h – Espetáculo Flor da Vida
Teatro Mototóti
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
 
14 de abril – domingo
15h - Circo Minimal
Cia Gente Falante
Local: Parque dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n)
Classificação: Livre
*** Atividade em parceria com Téti - Festival de Arte e Cultura para a Infância
 
 
Sinopse dos espetáculos:

Caravana Belessa  | Cia Circo de Bolso - Novo Hamburgo/RS: A atração é a última criação da Cia Circo de Bolso de Novo Hamburgo – RS, grupo com mais de cinco anos de atuação e que faz o contraponto aos excessos da atualidade, resgatando uma atmosfera lúdica em espetáculos para todas as idades, unindo teatro e música.

Circo Minimal | Cia Gente Falante - Porto Alegre/RS: Espetáculo com estrutura diferenciada e promete surpreender crianças e adultos. Configurado para atender a um público de sete pessoas por vez, com uma estrutura técnica em miniatura, esta pequena ilha de sonhos mescla atrações circenses e teatro de formas animadas. Além do espetáculo as crianças ainda poderão assistir os palhaços em seu pequeníssimo ovomóvel e o pinguim mágico que apresenta sua encantadora assistente a Lebre.

A Cia. Gente Falante com 15 anos de história e atividades em teatro de animação apresenta com o Circo Minimal um desdobramento da linguagem das caixinhas-teatro individuais (teatro Lambe-Lambe). O Circo Minimal já circulou por todo o Brasil e em diversos festivais, inclusive o Circuito Nacional Palco Giratório do Sesc.

CIRCOlando por Aí | Cia Espicula - Caxias do Sul/RS: Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica, que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, malabarismos, palhaçadas, música e gags clássicas da palhaçaria.

O CIRCOlando por aí resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A história se desenrola com a viagem desses dois palhaços que estão ali para fazer um grande espetáculo com os seus números incríveis e muita palhaçada. Apresenta uma linguagem cênica, explorando a arte do improviso, manipulação e o novo circo.

Espetáculo Flor da Vida | Teatro Mototóti – Porto Alegre/RS: Flor da Vida fala da própria jornada do grupo teatral, pois conta a história de dois palhaços, que se encontram e buscam realizar seu grande sonho: fazer teatro! Provando dos sabores e dissabores da vida de casal, Charle’s Tone e Thalia Thaluda caminham juntos fazendo escolhas dia-a-dia, até que um incêndio arrebatador destrói tudo o que eles têm. Bem, quase tudo. De acordo com a simbologia da Flor da Vida*, cada passo interfere diretamente no desenho de uma história. Qual será o desfecho desses dois? Para onde eles foram quando pensavam já não ter mais para onde ir? Este é um momento de grande alquimia do Grupo, que se vale da linguagem do palhaço para tocar o intangível e contar a história de amor, superação e perseverança de seus criadores.

 

Usina de Notícias 









Em breve
Nenhum jogo no momento.