Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Evento 15/01/2022 | 11h34

Educação prática na Europa e no Brasil é tema abordado no seminário Diálogos & Percurso


CONFIRA O ÁUDIO


Educação prática na Europa e no Brasil é tema abordado no seminário Diálogos & Percurso
Foto: Thais Strapazzon


POR ALANA MATOS | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Por meio do Instituto de Leitura Quindim, Caxias do Sul recebera o seminário "Diálogos & Percurso", evento internacional em parceria com a Itália. O seminário começou na sexta-feira (14) e segue neste sábado (15) na sede do Instituto Quindim, na rua Sinimbu, nº 1.670, 6° andar.

O evento sediado pelo Quindim é organizado pelo Na Ponta do Lápis - Espaço da Criança, do Brasil, em parceria com a italiana Casa Bonini. A educação é abordada no evento, por meio de um diálogo de reflexão desta pauta no Brasil, na Itália e em outros países, com a participação de profissionais, estudantes, pais e pessoas interessadas no assunto.

A pedagoga e fundadora do Na Ponta do Lápis conta que o evento não é formal como os tradicionais seminários. Ela diz que será um evento descontraído e leve, com uma troca de experiências da educação no Brasil e na Europa. Lúcia Sgorla ressalta que a prática será o assunto predominante, indo além da teoria.

O evento conta com momentos on-line, com profissionais italianos, e contará com tradução simultânea, sendo realizado seguindo todos os protocolos de segurança, uso de máscara, álcool em gel e comprovante vacinal são obrigatórios.

Cronograma

15 de janeiro (sábado)

08h30 - Recepção

09h – Proposta: Apresentação da proposta da “Diálogos & Percursos” - Relato do percurso profissional da Casa Bonini, com Thais Bonini (12h30 na Itália).

10h - Infância e suas potencialidades:

Infância e suas potencialidades no contexto da cultura e educação italiana, com Lúcia Sgorla;

Experiência de voluntariado com a Associazione Nuovamente;

Experiência na pedagogia da Scuola Senza Zaino.

11h30 - Intervalo

12h50 - Aimone Pignattelli: Percursos na educação não-formal a proposta de contraturnos na Itália, com Aimone Pignattelli, coordenador da Associazione Nuovamente (17h na Itália).

14h30 - Experiência da Educação in Natura: Asilo Nel Bosco na cidade de Arezzo, com Barbara Taverni, sócia-proprietária da II Chiodo Fisso e La Cinciarella Attivitá didattiche in natura per bambini da 3 a 6 anni (18h30 na Itália).

15h30 - Intervalo

16 - Projeto Educativo: Um projeto educativo de conexão Brasil e Portugal com Fernanda Pondé e Izabel Alves, sócias fundadoras da T.E.I.A - Projeto educativo de conexão infância e natureza (19h em Portugal).

17h - Ensino Fundamental nas Escolas Públicas: Perspectiva de uma educadora italiana, com Barbara Bertani, professora na escola elementar italiana, ativista do sindicato COBAS e ativista feminina do Non Una di Meno.

19h - Encerramento







Em breve
Nenhum jogo no momento.