Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Em 2021 05/10/2021 | 17h23

Economista chama a atenção para perspectiva otimista de contratações formais, precarização de salários e informalidade


Economista chama a atenção para perspectiva otimista de contratações formais, precarização de salários e informalidade
Coordenadora da pesquisa, Lodonha Coimbra Soares Foto: Cleberson Portela/ Rádio Caxias.

Todos os Estados do País tiveram saldo positivo de empregos formais em agosto, sendo mais de 372,2 mil vagas. No ano, são mais de 2,2 milhões de postos criados. No Rio Grande do Sul, no acumulado de 2021 são mais de 118,8 mil empregos. Caxias do Sul, conforme levantamento do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), acompanha os números positivos.

Em agosto foram 6.753 admissões e 6.071 desligamentos, resultando num saldo de 682 vagas. A indústria (2,6 mil) e os serviços (2,3 mil) foram os que mais contrataram, seguidos do comércio (1,4 mil), da construção civil (305) e da agropecuária (25). No ano, Caxias acumula saldo positivo de 7.495 postos de trabalho.

Na região de abrangência da UCS, todos os 14 municípios registraram aumento do nível de emprego, sendo sete deles com destaque para a indústria, cinco nos serviços e dois no comércio. A coordenadora do Observatório, economista Lodonha Portela Coimbra Soares, diz que o aumento positivo e sistemático de empregos ocorre com a ampliação da vacinação, que gerou nos agentes econômicos uma perspectiva positiva de retomada, menos preocupante, com mais investimentos.

A perspectiva a partir de outubro, até o fim deste ano, é de aumento das contratações temporárias. A mão de obra mais jovem, explica a professora, está acessando o mercado com salário menor, e isso achata o salário médio, não só em Caxias, mas em nível nacional. Outro fenômeno, argumenta Lodonha, é o aumento do emprego informal.

 

A Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho de agosto, com os dados acumulados de 2021, é elaborada com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.