Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Crescimento 22/10/2020 | 09h05

Economia caxiense cresce 0,8% em agosto


Economia caxiense cresce 0,8% em agosto
Foto: Divulgação/ Internet

No comparativo com julho, a economia de Caxias do Sul teve crescimento de 0,8% em agosto. Isso representa a quarta elevação consecutiva. O melhor desempenho foi registrado no comércio, com o acréscimo de 5,7%. A indústria fechou o mês com 1,9% e, o serviço, com retração de -3,9%. 

Os dados foram apresentados durante videoconferência na tarde desta quarta-feira (21) por representantes das câmaras de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e de Dirigentes Lojistas (CDL).

No comparativo com agosto de 2019, verifica-se retração de -1,2%. Indústria cresceu 8,7%, enquanto o Comércio e Serviços apresentaram desempenho negativo de - 16% e -10,6% respectivamente. Sobre o mercado de trabalho, após cinco meses consecutivos de queda de contratações, no mês de agosto houve a geração de 411 empregos formais. 

O professor universitário Mosár Leandro Ness, avalia que no mês de agosto há o Dia dos Pais, que colabora com o aumento das vendas. Mesmo assim, há a manutenção, paulatinamente, de uma recuperação. O consumo, entretanto, não se dá somente em Caxias, mas brasileiro, de acordo com o IBGE. Um dos vetores que puxou o crescimento, ressalta Ness, é o auxílio emergencial, pago pelo governo federal.

Em relação ao mercado externo, o desempenho das exportações no mês de agosto está entre os melhores do ano, com saldo de US$ 23 milhões, mesmo apresentando redução em relação ao mês anterior, quando foi de US$ 49 milhões. Já as importações aumentaram em relação ao mês de julho, resultando em um saldo na balança comercial menor do que o mês anterior. 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.