Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Construção 04/05/2021 | 18h44

Dono apresenta laudo para comprovar à Prefeitura que construção em Forqueta não oferece risco de queda


Dono apresenta laudo para comprovar à Prefeitura que construção em Forqueta não oferece risco de queda
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

Após a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Caxias do Sul identificar uma construção inacabada que estaria em condições de risco no Loteamento Samuara, no bairro Forqueta, o proprietário, que não teve o nome divulgado, apresentou, na última semana, um laudo técnico assinado por um engenheiro civil, que comprova a estabilidade da propriedade. O documento foi analisado e considerado válido pela comissão técnica da SMU.

Ainda em março, devido a denúncias recebidas pela prefeitura, uma vistoria na edificação foi feita por servidores da secretaria, junto da Defesa Civil, que produziram um relatório da situação, apontando que a construção contava com rachaduras que poderiam acarretar em uma possível queda. Diante disso, o proprietário do imóvel foi notificado pela prefeitura, que aguardava uma resposta.

Segundo o secretário de Urbanismo, João Uez, o atestado entregue pelo proprietário, além de declarar que o local não apresenta perigo de desmoronamento neste momento, o documento também garante a total segurança no entorno da obra, sendo responsabilizada por um técnico que faz a verificação da estrutura. Uez enfatiza que o laudo é suficiente para a secretaria, pois ele respeita aquilo que está estabelecido na legislação vigente municipal.

O secretário ainda enfatiza que não foi informado à pasta sobre nenhuma manutenção a ser feita na propriedade, o que cabe ao proprietário fazer essas intervenções. Uez enfatiza que o município não interfere nesta questão, visto que depende de uma decisão exclusiva do dono seguir com as obras.

No entanto, o secretário conta que foi solicitado ao proprietário que faça a limpeza do entorno da construção e também realize a troca de tapumes dentro do prazo de 60 dias.

O agente da Defesa Civil, Jeferson Marchioro participou da vistoria do local, porém ele não teve acesso ao laudo entregue pelo proprietário. Marchioro afirma que a estrutura apresentou problemas graves. Ele diz que há medidas que podem ser aplicadas na edificação visando a reestruturação do imóvel, porém ele acredita que a construção deveria ser demolida.

A edificação é constituída por duas torres de cinco andares cada, localizada na rua Guerino Zugno, nas proximidades do Jockey Club. Moradores próximos relataram preocupação com a situação e diziam ouvir barulhos vindos da estrutura. A área é regular e contém documentação registrada na prefeitura em 2011.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.