Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Setembro Dourado 07/09/2021 | 08h47

Domus adere à campanha que incentiva diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil


Domus adere à campanha que incentiva diagnóstico precoce  do câncer infantojuvenil
Foto: Divulgação

Setembro foi institucionalizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assitência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) como o mês de prevenção à doença. E o tema escolhido para 2021 foi: “Quem Ama está sempre Atento” e visa incentivar pais e professores a estarem vigilantes quantos aos principais sintomas do câncer infantojuvenil. 

O presidente da Domus, entidade que oferece suporte e acolhimento às famílias que sofrem com a doença na Serra gaúcha, Rocco Donadio, explica que enquanto países desenvolvidos têm índice de cura do câncer em torno dos 85%, no Brasil ele não passa dos 60%.  Ele indica que, anualmente, morrem  cerca 12,5 mil crianças e adolescentes vítimas da doença no país. 

Para o dirigente, trata-se de algo que poderia ser perfeitamente revertido, caso o público infantojuvenil fosse submetido ao diagnóstico precoce da doença, coisa que não acontece. Rocco assinala alguns sintomas que devem servir de alerta como:  dores nas costas ou na cabeça. 

O presidente lembra que caso a criança apresente esses sintomas de forma intensa, deve ser levada imediatamente a um médico.

O presidente da Domus ressalta que, a cada 3 minutos, morre uma criança ou adolescente vítima câncer infantojuvenil, e que este número chega 403 mil casos por ano.  Ele finaliza dizendo que a doença tem cura na maioria dos casos, desde que diagnosticada precocemente. 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.