Rádio Caxias

Notícias



BRASIL

Saúde 23/09/2019 | 06h15

Doação de Órgãos e Tecidos será tema de debate na semana nacional de conscientização


Doação de Órgãos e Tecidos será tema de debate na semana nacional de conscientização
Foto: Divulgação

A programação se inicia nesta segunda-feira (23). Ela inclui palestras, distribuição de material informativo,  celebração religiosa e ações sociais de saúde. Os eventos são organizados pelo  Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos (CMDOT). A primeira atividade ocorre ao longo do dia, no Hospital Pompéia, onde os funcionários participarão de um painel sobre o tema.

As doações podem ser feitas por pessoas vivas e daquelas que tiveram morte cerebral. Doadores vivos têm possibilidade de doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Já os mortos, o transplante somente ocorre com a autorização documentada de um familiar. Por isso, segundo o presidente Associação de Pacientes Renais Crônicos de Caxias do Sul (Rimviver), Evandro Neckel é importante conscientizar as pessoas e conversar sobre o tema.

Os integrantes da RimViver com o apoio de acadêmicos de Enfermagem, estarão nesta terça-feira (24) na Praça das Feiras das 14h às 16h30, realizando verificação de pressão arterial, orientações sobre o tema e distribuição de material informativo à comunidade. Em caso de chuva a atividade será na Associação, localizada na Avenida Rio Branco, nº 360, no bairro São Pelegrino.

A Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, divulgou dados atualizados sobre a lista de espera por órgãos e tecidos soma mais de 1,4 mil pessoas. Destas, 1.001 necessitam de um transplante de rim, 131 de fígado,170 de medula óssea, 75 de pulmão, 44 de córnea, 13 de coração e dois de rim e pâncreas. Até julho deste ano, foram realizados no RS 416 transplantes de órgãos e 759 de tecidos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.