Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Distinção 05/04/2021 | 12h49

Diferença salarial entre homens e mulheres aumenta no RS durante a pandemia


Diferença salarial entre homens e mulheres aumenta no RS durante a pandemia

A disparidade de gênero foi alvo de pesquisa e análise durante o início da pandemia em 2020. E os dados revelaram que houve uma redução acentuada dela no mercado de trabalho. Também foi verificada queda nos rendimentos em comparação com a dos homens, além de maior exposição às situações de violência doméstica e dificuldade de acesso a canais de denúncia.

O estudo "Igualdade de gênero: observações iniciais sobre os efeitos da pandemia" foi divulgado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), na última terça-feira (30). E segundo a pesquisadora Mariana Lisboa Pessoa, pode-se destacar, da análise destes dados, dois pontos específicos.

O primeiro é a diminuição do registro de ocorrências contra as mulheres, em contraposição com o aumento de casos. Sendo este um efeito provável das medidas de isolamento social, em que as mulheres em situação de vulnerabilidade se mantiveram confinadas com os potenciais agressores. Assim, elas podem ter sofrido mais violações, mas, em contrapartida, tiveram menos possibilidade de acesso aos canais de denúncia e acolhimento.

Segundo, a sobrecarga de trabalho a que as mulheres foram expostas ante as medidas de isolamento social, tele-trabalho e mesmo o fechamento das escolas. Isso levou muitas delas a saírem do mercado de trabalho, deliberadamente ou não, para cuidar dos afazeres domésticos. Mariana revela que isso se refletiu em um aumento das taxas de desocupação e na diminuição da participação feminina no mercado de trabalho.

A pesquisadora ainda explica que o documento é produzido desde 2019, e contou com a participação da pesquisadora Daiane Menezes, do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG).

Segundo Mariana, o estudo é importante pois mostra a evolução dos indicadores do Rio Grande do Sul, na busca pelo cumprimento de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da promoção da igualdade de gênero como forma de reduzir as desigualdades sociais.


 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.