Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Arrecadação 14/10/2021 | 15h06

Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Caxias com ação nas praças Dante Alighieri e da Bandeira


Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Caxias com ação nas praças Dante Alighieri e da Bandeira
Foto: Alexandra Baldisserotto/ Divulgação

O Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Caxias do Sul com ações pontuais nas praças Dante Alighieri e da Bandeira nesta sexta-feira (15). Na ocasião, será possível fazer a doação de qualquer gênero alimentício, nos referidos pontos de safra. O itens arrecadados que serão revertidos para o Banco de Alimentos, que também estará presente na ação.

A atividade está sendo organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). E o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a fim de marcar a data este ano, foi “Nossas ações são nosso futuro: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

O titular da Smapa, Rudimar Menegotto, disse que a ação dessa sexta-feira além de ser alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no sábado (16), serve de pretexto para realizar um agradecimento especial aos agricultores. Mesmo enfrentando uma série de dificuldades durante a pandemia, pontua que a categoria nunca deixou de contribuir, doando alimentos a quem mais precisa.

Na sexta-feira, o Restaurante Popular disponibilizará um cardápio diferenciado, servindo um Xis Especial, com receitas nutritivas e de aproveitamento de alimentos. As refeições serão destinadas aos moradores do Reolon, Campos da Serra, Canyon, Mariani, Vila Esperança e Esplanada.

No sábado, haverá troca de sementes crioulas e mudas na Feira Ecológica, das 9h30min às 11h. A atividade é promovida pelo Slow Food Comunidade Pérola das Colônias e pelo curso de Gastronomia da UCS, com parcerias da Smapa, Feira Ecológica e Escola Família Agrícola.

Atualmente, o Banco de Alimentos atende a 103 instituições diferentes e fornece alimentos para a produção de 12 mil refeições diárias. Sem contar o apoio técnico prestado ao Restaurante Popular, que viu a produção de marmitas saltar no período de 800 para 1,3 mil.

Com base em dados da Fundação de Assistência Social (FAS), a capacidade produtiva do Banco de Alimentos ainda está longe de suprir a necessidade real de Caxias.  Vale lembrar que 95% desses alimentos que chegam ao Bando de Alimentos são fruto de doações e grande parte delas vem dos agricultores.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.