Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 13/10/2021 | 12h54

Descarte correto de máscaras evita novas contaminações por covid e danos ao ambiente


Descarte correto de máscaras evita novas contaminações por covid e danos ao ambiente
Foto: Fabiano Provin

A máscara é um item que se tornou essencial na vida de todos para diminuir o contágio pelo coronavírus. Mas o equipamento de proteção também pode prejudicar o ambiente, caso seja descartado de forma incorreta. Após 17 meses de pandemia, estima-se que somente no Brasil tenham sido descartadas mais de 13 bilhões de máscaras de tecido, levando em conta que cada uma delas pode ser lavada até 30 vezes e que um brasileiro possui, em média, cinco delas.

As máscaras de pano, cirúrgicas ou descartáveis podem estar contaminadas e, mesmo após a higienização, recomenda-se o descarte no lixo comum - orgânico. É importante lembrar para nunca jogar as máscaras no chão ou na rua para não ocorrer possíveis contaminações. Contudo, não é o que se percebe ao caminhar pelas ruas do Centro e de bairros de Caxias do Sul.

Por esse motivo, a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Argenta, reforça que existe o risco desse material estar contaminado. Pelo fato de o vírus ser considerado novo, a dirigente destaca a importância de continuar usando a proteção e de descartá-la corretamente.

Para evitar que as máscaras contaminem as pessoas que manejam o lixo, tanto na coleta domiciliar quanto nos aterros sanitários, coloque as peças usadas em uma sacola e escreva com uma caneta ou em um adesivo que são máscaras usadas. Após isso, descarte na lixeira de resíduos orgânicos ou no lixo do banheiro.

Evite jogar máscaras em lixeiras na rua para impedir que catadores tenham contato com os materiais. Pela mesma razão, não descarte máscaras com materiais destinados à reciclagem. A Sociedade Americana de Química estima que, desde o início da pandemia, 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas são descartadas por mês no mundo.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.