Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 10/08/2020 | 12h46

Deputados pedem aumento da testagem para a Covid-19 e mais crédito para pequenos empresários


Deputados pedem aumento da testagem para a Covid-19 e mais crédito para pequenos empresários
Foto: Divulgação/ Internet

A Campanha 'Serra Gaúcha Unida contra o vírus' teve continuidade na última sexta-feira (7). Os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Pepe Vargas (PT) representaram Caxias do Sul em uma reunião virtual com o Governo do Estado.

Do Piratini, participaram o governador Eduardo Leite (PSDB), a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. Aos líderes do Executivo estadual, os parlamentares destacaram a importância das medidas de segurança no distanciamento social, de ações de melhorias na área da saúde e do suporte aos pequenos empresários.

Pepe Vargas reafirmou a necessidade de o Estado desenvolver uma parceria com os municípios para ampliar as testagens na população. Ele defende uma estratégia de bloqueio da transmissão do vírus, na medida em que as atividades econômicas são flexibilizadas.

Carlos Búrigo reforçou a necessidade de apoio do Estado aos micro e pequenos empresários e profissionais liberais no enfrentamento da crise provocada pela pandemia. O deputado propõe que o Banrisul atue de forma mais efetiva diante das dificuldades dos pequenos negócios.

Neri, o Carteiro destacou o problema da falta de alguns medicamentos e relatou que alguns gestores de hospitais têm demonstrado preocupação em relação ao prazo de vencimento da habilitação dos leitos de UTI Covid, junto ao Ministério da Saúde.

Na questão da testagem, o governador informou que o Estado está  trabalhando e implementando o programa "Testar RS" e Caxias do Sul, será um dos pólos de distribuição do Estado, abrangendo a macrorregião Serra, pretendendo testar 8 mil pessoas por dia no Estado.

Em relação ao kit de intubação, composto por sedativos e anestésicos, por exemplo, os medicamentos chegariam na região nesta segunda-feira (10). Segundo a secretária Arita Bergmann, é feito um levantamento de quais hospitais estão com os níveis mais críticos de estoque. Ainda  está em andamento mais um processo para compra de medicamentos vindos do Uruguai.

Sobre abertura de novas linhas de crédito e microcrédito no Banrisul, com subsídio ou aporte do governo para micro e pequenas empresas, o governador disse que vai levar a proposta para a instituição para ser analisada.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.