Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Concientização 15/07/2020 | 09h12

Deputados da Serra lançam movimento para enfrentar efeitos econômicos e sociais da pandemia


Deputados da Serra lançam movimento para enfrentar efeitos econômicos e sociais da pandemia
Foto: Divulgação

A campanha “Serra Gaúcha, unida contra o vírus” é o mais novo esforço que nasce na Região para o combate da pandemia. O projeto tem objetivo de conscientizar a população da necessidade dos cuidados contra a Covid-19, além de cobrar ações efetivas por parte dos governos. Trata-se de uma promoção conjunta dos deputados Pepe Vargas (PT), Carlos Búrigo (MDB), Neri, O Carteiro (SD), Elton Weber (PSB) e Fran Somensi (PRB).

Os parlamentares também vão contar com o apoio de diversas associações empresariais e de representação de municípios da Região. Orientações e informações devem ser divulgadas pelas redes de todos os envolvidos com o trabalho, que também se comprometem com a cobrança sobre Estado e União.

Pepe Vargas defende uma mobilização regional de pressão sobre o Governo Federal, pontuando que o mesmo conta com os recursos necessários para o combate da Covid. Ele critica a falta de disposição para a determinação de medidas de apoio por parte da Federação, e considera a necessidade de maior reivindicação por parte de lideranças.

O deputado estadual ainda alerta que existe tendência de piora do quadro nas próximas semanas. Pepe ainda salienta que o atual panorama impede que muitos se mantenham em isolamento social, já que o apoio à população se limita ao auxílio emergencial.

Já Neri, O Carteiro, enfatiza a importância da conscientização para que o quadro de enfrentamento ao vírus seja superado da forma mais rápida possível. Ele salienta que é necessário manter a atividade econômica de portas abertas, prevendo uma forte crise futura, e avalia que a preparação para os impactos econômicos do coronavírus tem de começar agora.

O deputado estadual Carlos Búrigo salienta que o trabalho se trata de sensibilizar para o respeito às indicações sanitárias e de distanciamento. O parlamentar também expõe a preocupação com os efeitos que a Covid-19 deve ter na saúde, na economia e na sociedade, e cita como outro objetivo o pedido para que governos tomem mais proximidade com as necessidades dos cidadãos.

Búrigo lamenta a letalidade do vírus, mas também destaca os possíveis impactos econômicos e no mercado de trabalho. O emedebista ainda atenta para a demanda reprimida do sistema de saúde, já que muitos pacientes podem estar deixando de buscar o suporte necessário.

Por outra articulação de lideranças da Serra, há a intenção de se propor a flexibilização de regras referentes à bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado. Reunião ocorrida na última segunda-feira (13) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul tratou da proposta a ser apresentada ao Governo Estadual. A sugestão visa possibilitar que os executivos municipais tenham mais liberdade na determinação de restrições.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.