Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saneamento 14/10/2021 | 11h32

Deputados caxienses também manifestam contrariedade ao projeto de regionalização do Samae


Deputados caxienses também manifestam contrariedade ao projeto de regionalização do Samae
Foto: Assembleia Legislativa/ Divulgação

Um projeto de lei que trata das cidades sem vínculo com a Corsan, como é o caso de Caxias do Sul, e que prevê a criação de unidades regionais de saneamento básico no Rio Grande do Sul foi encaminhado à Assembleia pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Desde a semana passada, a repercussão sobre o assunto tem aumentado, assim como as opiniões contrárias à proposta.

Ex-presidentes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto já se opuseram à regionalização da autarquia, assim como o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). Nesse contexto, o deputado estadual Pepe Vargas (PT), em entrevista à Rádio Caxias, opina que a proposta do Governo do Estado coloca em risco a prestação de serviços por autarquias municipais.

O parlamentar cita que o projeto estabelece um critério de regionalização absurdo, sem levar em consideração as três principais bacias hidrográficas gaúchas - Litorânea, Guaíba e Uruguai. Caxias do Sul está incluída na bacia do Guaíba, por meio da microrregião Taquari-Antas. Por isso, pretende trabalhar para modificar essa legislação. Para Pepe Vargas, o mais grave é que com a criação de uma unidade regional será necessária uma instância deliberativa desse órgão de governança que envolve Estado e municípios.

O deputado estadual Neri, o Carteiro (SDD), compactua da opinião do colega de parlamento. Neri entende que o Samae tem feito um grande trabalho por Caxias do Sul, com investimentos robustos no tratamento de esgoto e na expansão da rede de água. O deputado salienta que os municípios que têm sua autonomia não devem ser incluídos no projeto do Governo do Estado.

Também contatado pela reportagem da Rádio Caxias na quarta-feira (13), o deputado estadual Carlos Búrigo (MDB) disse que o assunto é de competência do Poder Executivo, por isso preferiu não falar.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.