Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Manutenção 13/06/2019 | 10h15

Cronograma vai definir desenvolvimento da obra de revitalização da Praça Dante Alighieri


Cronograma vai definir desenvolvimento da obra de revitalização da Praça Dante Alighieri
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Prefeitura vai aguardar o envio das sugestões da comissão do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) para definir o projeto da reforma da Praça Dante Alighieri. O grupo também deve participar de uma reunião para a determinação de um cronograma de trabalho para o desenvolvimento da obra. As indicações que partirem do Compahc devem ser analisadas pelo Município, que pode ou não acatar as recomendações.

O Executivo destaca que a aprovação com ressalvas da proposta de revitalização na Praça é bem aceita. O objetivo seria de fazer com que o projeto evolua de forma democrática. Este seria o motivo da promoção de reunião pública para a apresentação e debate do plano de reforma para a comunidade. A audiência ocorre nesta quinta-feira, às 17h, no auditório Centro Administrativo. A mesma vai contar com a presença do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Catedral Diocesana. A ação é aberta à população.

A secretária Municipal de Urbanismo, Mirangela Rossi, comemora o resultado da votação no Conselho, que aprovou a obra com recomendações. Confirma que a partir de agora falta a preparação do projeto, ressaltando que os apontamentos do Compahc vão ser analisados para isso. Ela comenta que a comissão formada pelo órgão passa a acompanhar as ações que seguem, no que se refere à revitalização.

Apesar de a Prefeitura ter se comprometido com a preparação democrática da reforma, integrantes do Conselho defendem que a posição da comunidade não estaria sendo considerada. A manifestação se embasa no fato de todos os votos favoráveis ao projeto de revitalização terem partido de representações da administração. Os oito votos contrários partiram de entidades civis do Conselho. O Executivo rebate a afirmação, recordando que uma pesquisa com cidadãos caxienses foi promovida para se apurar a necessidade e a avaliação da população sobre a obra.

Outra crítica feita por integrantes do Conselho é a modificação do traçado da Praça Dante Alighieri. Para alguns conselheiros, o anteprojeto fere as referências históricas presentes no local. Contestando as declarações, a Prefeitura destaca que a proposta visa remontar a arquitetura da Praça na década de 1930.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.