Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Mercado de Trabalho 14/06/2019 | 15h11

Crescente demanda e aumento de exigências por qualificação preocupam o Sine


Crescente demanda e aumento de exigências por qualificação preocupam o Sine
Foto: Gabriela Bento Alves

Um alerta sobre a situação do mercado de trabalho caxiense foi apresentado na Câmara de Vereadores pelo coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS). Valmir Funari alertou para o alto número de emissões de seguros-desempregos e de primeiras vias da Carteira de Trabalho. Somente no primeiro trimestre de 2019 foram 3.790 seguros-desempregos encaminhados e 1.297 primeiras carteiras emitidas. A estimativa da agência do Sine é que sejam entregues 5 mil novas carteiras até o final deste ano. Os dados demonstram uma demanda crescente que não tem tido espaço para ser recebida pelo mercado de Caxias do Sul.

Funari defende que a sociedade precisa discutir uma resolução para o problema. Enfatiza que é preciso chamar a classe empresarial para debater o panorama. Defende que apenas o setor produtivo pode mudar a situação. Ele cobra sensibilidade por parte dos empreendedores, relatando que o Sine de Caxias possui mais de 100 vagas disponíveis, mas que a maioria não abre espaço para quem não tem experiência. Ressalta um questionamento sobre a empregabilidade de pessoas que buscam o primeiro emprego.

A manifestação de Valmir Funari ocorreu durante sessão do Legislativo caxiense desta quinta-feira (13). O coordenador também avalia levar a questão para discussão na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.