Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Despedida 23/09/2019 | 13h21

Corpo do Padre Roque Grazziotin será cremado no fim da tarde desta segunda-feira


Corpo do Padre Roque Grazziotin será cremado no fim da tarde desta segunda-feira
Foto: Facebook/Arquivo Pessoal

O ex-deputado estadual morreu no início da noite deste domingo (22) em Caxias do Sul. Roque Grazziotin tinha 73 anos. Desde 2016, ele se tratava de um AVC. O religioso nasceu em Antônio Prado, no dia 07 de maio de 1946 e foi ordenado padre em 1973. Em 2011, recebeu o título de Cidadão Caxiense, da Câmara de Vereadores. Na década de 1980 fundou o diretório municipal do PT e foi candidato a prefeito, em 88.

Dez anos depois, se elegeu deputado estadual, com mais de 29 mil votos. Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, de 2000 a 2003. O padre também presidiu a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS).

Durante entrevista ao programa Caxias Memória, em 2007, o religioso falou de vários assuntos. Ele começou falando da família e dos parentes. Alguns deles, conhecidos somente na vida política.

Roque Grazziotin recordou da época em que estudava para ser padre. Ele esteve no Seminário Nossa Senhora Aparecida até 1964. Depois foi cursar Filosofia, no Seminário Maior de Viamão.

O padre também contou como entrou para a política. Primeiramente, por meio da atuação da Igreja Católica nos movimentos sociais. Mais adiante, quando ajudou a fundar o PT no Rio Grande do Sul.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, em 2001, o deputado Roque Grazziotin participou da discussão da primeira fase da reforma trabalhista. Segundo ele, o relatório do debate foi encaminhado para o Congresso Nacional, onde a matéria seria votada.

O velório do padre Roque Grazziotin ocorre na Capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul. Às 15h30, o corpo será levado para a igreja do bairro Santa Catarina, onde será celebrada uma missa. Logo depois, o corpo será levado para cremação no Memorial Crematório São José.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.