Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Mobilização 19/11/2019 | 10h24

Coordenadoria diz que greve de professores tem impacto parcial na Serra


Coordenadoria diz que greve de professores tem impacto parcial na Serra
Foto: Alex Schneider/Divulgação

Em meio à preocupação da comunidade escolar com o encerramento do ano letivo, o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) tenta mobilizar a categoria na greve iniciada nesta segunda-feira (18). A decisão pela paralisação foi tomada na quinta-feira (14), após assembleia geral realizada em Porto Alegre. O principal motivo é o pacote de projetos do Governo do Estado que, segundo o sindicato, pretendem exterminar direitos e congelar os salários.

Nos 14 municípios que abrangem a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), incluindo Caxias do Sul, a adesão é considerada parcial. Contudo, a quantificação exata de quantos professores pararam de trabalhar somente será conhecida na terça-feira (19). Isso porque, segundo a coordenadora da 4ª CRE, Viviani Vanessa Devalle, são aguardados retornos das 120 escolas estaduais na região, sendo 57 em Caxias.

De acordo com o Cpers, a greve tem por objetivo sensibilizar os deputados estaduais, que agora são os responsáveis por discutir e votar as propostas encaminhadas pelo governador, Eduardo Leite (PSDB). Segundo o governador, caso os oito projetos do Reforma RS sejam aprovados na Assembleia, a economia prevista nos próximos dez anos será de R$ 25,4 bilhões.

Entre os planos do Palácio Piratini para o novo Estatuto do Magistério está o cálculo do subsídio de maneira proporcional, por hora de trabalho. A reforma propõe novo modelo de estrutura de níveis de habilitação, conforme a formação dos professores (médio, licenciatura, graduação, especialização, mestrado e doutorado). Embora resulte em uma mudança profunda no conceito remuneratório da categoria, o governo afirma que não haverá perdas. Por isso, foram feitas regras de transição para as gratificações extintas. Também é proposta a revogação de todos os dispositivos que tratam de novas vantagens temporais para a categoria.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.