Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Comunidade 24/10/2020 | 18h11

Consulta Popular inicia na próxima segunda-feira e adesão da comunidade irá definir o destino de repasses


Consulta Popular inicia na próxima segunda-feira e adesão da comunidade irá definir o destino de repasses
Foto: Divulgação

A 3ª edição da Consultar Popular, que prevê apoio a setores produtivos da região, inicia o período de votação na próxima segunda-feira (26) e segue até dia 3 de novembro, no site www.consultapopular.rs.gov.br. A novidade este ano fica por conta do processo acontecer interiramente de forma virtual. Eleitores dos municípios de abrangência do Corede Serra, que inclui Caxias do Sul, poderão escolher dois, entre três projetos, para o direcionamento de recursos do Estado. 
A presidente do Corede Serra, Monica Mattia, informa que apesar da Consulta Popular em 2020 ser inteiramente digital, não será disponiblizado computadores tanto na Prefeitura quanto nas UBSs, ou mesmo em escolas, a fim de evitar aglomerações. Todas aquelas pessoas que possuem título eleitoral e são residentes de um dos 32 municípíos que compõe  o Corede Serra, estão aptas a votar. 

Ao todo, serão destinados R$ 628 mil (mesmo valor do ano passado), repartidos entre os dois projetos vencedores e pagos em duas parcelas em 2021 e 2022. O primeiro pretende apoiar a agricultura familiar, com investimentos e aquisição de máquinas e equipamentos; o segundo deve servir ao setor industrial para o desenvolvimento de produtos com uso de grafeno. O último visa a implementação do Observatório de Turismo da Serra e de infraestrutura e equipamentos turísticos.
Neste ano, existem três projetos sob votação, sendo que, dois deles em âmbito regional e outro municipal. Cada um deles precisa ter no mínimo sete mil votos para ser eleito, daí a importância da mobilização da comunidade e do poder público. Pois, o projeto do setor agropecuário, por exemplo, será destinado para os dois municípios que tiverem o maior número de votos, proporcionalmente ao número de eleitores. Já aquele que visa  implantação do observatório regional do  turismo beneficiará os três municípios com maior percentual de votos. 


Assim como a última edição, a Consulta Popular de 2020 deve orientar a destinação de R$ 20 milhões para projetos do setor produtivo em todo o Estado do Rio Grande do Sul. 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.