Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Questionamento 10/06/2021 | 15h11

Conselho Municipal da Saúde questiona tempo de espera de usuários na UPA Central


Conselho Municipal da Saúde questiona tempo de espera de usuários na UPA Central
Foto Divulgação - Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

O controle social do Conselho Municipal de Saúde fez uma fiscalização na tarde de terça-feira (08) na UPA Central de Caxias do Sul. A ida à Unidade de Pronto Atendimento foi motivada, segundo o presidente do Conselho, Alexandre Silva, devido a denúncias de usuários pelo tempo de espera.

No local Silva disse que foram encontrados pacientes aguardando desde as 09h, sendo que a fiscalização ocorreu depois das 16h. Uma mulher com o pé quebrado, que esperava transporte de apoio até o hospital, teria relatado ao presidente do Conselho que teve de usar escada porque o elevador não estava funcionando.

Alexandre Silva contou em entrevista à Rádio Caxias que 12 pessoas estavam na sala de espera após passarem por triagem. E que na minitenda montada em frente à UPA Central havia cerca de 40 pessoas sem serem triadas. O presidente do Conselho Municipal de Saúde comentou também que a escala médica estava rasurada devido à falta de um profissional.

Também na terça-feira o presidente do Conselho encaminhou ofício à Secretaria da Saúde e ao vereador Rafael Bueno (PDT), que preside a Comissão de Saúde da Câmara. A solicitação é para que médicos plantonistas sejam designados para as unidades prisionais visando a segurança no atendimento dos apenados, dos profissionais e pacientes das UBSs e UPAs.

A medida se deve ao fato ocorrido na UPA Central na madrugada de segunda-feira (07), o resgate de um apenado feito por homens armados que resultou na morte de um agente penitenciário e em ferimentos em quatro pessoas, sendo duas profissionais de saúde.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.