Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pronunciamento 18/06/2019 | 21h43

Conselho Estadual do Idoso apresenta no Legislativo de Caxias reflexão sobre medo de envelhecer


Conselho Estadual do Idoso apresenta no Legislativo de Caxias reflexão sobre medo de envelhecer
Foto: Pixabay / Divulgação

Denominado Gerontofobia Social, o medo extremo de envelhecer foi tema de acordo de liderança partidária na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (18). O pronunciamento tratou do aspecto de preconceito cultural contido no assunto, e como ele está enraizado na sociedade. O tema foi abordado pela representante do Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul, Eleni Raquel da Silva.

Segundo ela, o medo das pessoas de envelhecer tem se projetado sobre os idosos e depositado uma grande carga de vícios sobre o grupo, deixando eles à margem da sociedade. Eleni conta que o Conselho está realizando uma ação pontual de divulgação sobre a gerontofobia, com o intuito de atingir municípios de todas as regiões do Estado. A determinação foi dada após o seminário estadual, que ocorreu no último dia 11 de junho e introduziu o assunto aos integrantes. Os participantes receberam uma cartilha com todas as diretrizes referentes ao Enfrentamento da Violência Contra o Idoso. Segundo Eleni, a pauta está sendo levada a alguns municípios para construir uma nova cultura de proteção e inclusão.

Eleni Raquel da Silva comenta ainda que os vereadores se mostraram bem receptivos à criação de políticas públicas sobre o assunto.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.