Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Aglomeração 02/08/2020 | 06h28

Conselho de Saúde aciona Ministério Público Estadual para cobrar providências sobre o transporte coletivo de Caxias do Sul


Conselho de Saúde aciona Ministério Público Estadual para cobrar providências sobre o transporte coletivo de Caxias do Sul
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Um ofício endereçado à procuradora do RS Adriana Carina Diesel Chesani foi encaminhado pelo Conselho Municipal de Saúde na última sexta-feira (31). O documento solicita intervenção do Ministério Público para que o Poder Executivo de Caxias do Sul cumpra o decreto estadual, em relação à lotação máxima de 50% dos passageiros no transporte coletivo urbano.

O presidente do Conselho de Saúde, Alexandre Silva comenta que o documento não foi endereçado primeiramente à prefeitura, porque o Executivo já tem ciência das aglomerações, contudo não toma medidas para evitá-las. Segundo Silva as fiscalizações ao transporte coletivo são feitas em horários mais tranquilos e não nos mais utilizados pela população.

Alexandre Silva comenta que no documento foi sugerido que os ônibus não circulem com a capacidade ultrapassada. As ideias apresentadas pelo Conselho Municipal de Saúde é que os fiscais ou motoristas informem os usuários nas paradas e terminais de ônibus que a lotação já está no limite e não permita a entrada de mais pessoas. Ainda, devem ser feitas marcações no chão para garantir o distanciamento nas paradas, além de exigir a ventilação de veículos, higienização e o uso obrigatório de máscaras.

O conselheiro de Saúde ressalta também que, em anexo ao ofício, foram encaminhadas reportagens das mídias locais, demonstrando que a prefeitura não está cumprindo o decreto estadual e, assim, contribuindo com a aglomeração no transporte coletivo. A expectativa de Alexandre Silva é que ao longo da semana a procuradora encaminhe uma resposta.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.