Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 12/07/2019 | 13h36

Conselho de Medicina e Ministério Público fazem vistoria na UPA Zona Norte


Conselho de Medicina e Ministério Público fazem vistoria na UPA Zona Norte
Foto: Paula Brunetto/Rádio Caxias

Na manhã desta sexta-feira (12), representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério Público Federal vistoriaram a UPA da Zona Norte, em Caxias do Sul. Uma primeira visita foi realizada em março deste ano, e naquela ocasião os fiscais identificaram falta de médicos, superlotação em determinados horários e o atendimento irregular de profissionais. Assim, nesta sexta-feira o objetivo é verificar se as adequações solicitadas foram atendidas pelo município.

A operação era coordenada pelo Dr. Geraldo Pereira Jotz, responsável pelo Departamento de Fiscalização do Cremers. Segundo ele, os principais problemas encontrados em março foram a falta de materiais para atendimento, além de médicos que atendiam como pediatras mas não tinham a especialização na área. Em determinados horários havia superlotação de pacientes e número de médicos aquém do obrigatório. Geraldo também salienta que havia problemas estruturais que precisavam ser sanados com urgência, devido ao grande público que a UPA abrange.

No mês de março o Cremers também constatou que no período da noite, entre hospitais e UPA, havia apenas cinco médicos clínicos-gerais para atendimento de toda a rede de Sistema Único de saúde. Segundo levantamento do órgão, Caxias do Sul abrande mais de 600 mil habitantes usuários do sistema. Para está reavaliação, ainda agregou-se o fator que durante o dia há o estágio de estudantes de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sem a devida supervisão de um professor da instituição.

Geraldo Jotz ainda explica que caso haja confirmação de alguma irregularidade, os órgãos municipais sofrerão consequências cabíveis. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde também possuem responsabilidades sobre a situação do SUS.

A vistoria segue ao longo desta sexta-feira (12) na UPA da Zona Norte, e também atingirá outros pontos de atendimento da área da saúde em Caxias do Sul. Após a análise dos técnicos, será produzido um relatório com as conclusões, solicitações e possíveis consequências dos problemas constatados, e o documento vai ser encaminhado aos órgãos responsáveis.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.