Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Análise 12/06/2019 | 17h21

Conselho aprova proposta de revitalização da Praça Dante Alighieri


Conselho aprova proposta de revitalização da Praça Dante Alighieri
Foto: Adriano Chaves

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) aprovou a proposta de revitalização da Praça Dante Alighieri em reunião nesta quarta-feira (12). No entanto, ao projeto da Prefeitura de Caxias do Sul foram sugeridas modificações. As chamadas ressalvas vão ser analisadas e transformadas em indicações a serem encaminhadas à administração. O trabalho vai ser executado por uma comissão de integrantes da entidade, que vai contar com representatividades do Município e da sociedade civil, bem como o próprio Conselho.

Das dez entidades que representam o poder público, apenas o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) foi contrário. Já as representações não governamentais tiveram a abstenção do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a falta da União das Associações de Bairros (UAB). Com isso, a votação teve 9 adesões e o 8 pareceres contrários à reforma, sem a necessidade do voto de desempate, que viria do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).

Uma das integrantes do Compahc que não concordou com a revitalização da Praça Dante foi a arquiteta Orildes Tres. Ela destaca que os votos contrários à proposta partem da representação da comunidade, enquanto que as defesas pela reformulação partiram de integrantes da administração. Cobra que antes de se promover as obras a história da cidade precisa ser analisada. Orildes acrescenta que cada elemento da Praça evoca um período específico de Caxias.

O presidente do Conselho e diretor de assuntos imobiliários do Sinduscon, Rafael Tregansin, afirma que o resultado da votação ilustra a polarização de opiniões que a reforma gera. Avalia que isto alerta para a necessidade de discutir o projeto com a sociedade caxiense.

A expectativa do Conselho de Patrimônio Histórico é que a fase de análise das ressalvas e preparação das indicações esteja concluída em até um mês e meio. Com isso, um ofício vai ser enviado para a Prefeitura. O Compahc, que é um órgão consultivo, também vai pedir para que o Executivo encaminhe o projeto final para a avaliação das mudanças promovidas.

O delegado da UAB explica que faltou na votação do Conselho por ter participado de audiência da Frente Parlamentar em Defesa da Comunicação Comunitária da Assembleia Legislativa. Paulo Claudir Sausen afirma que não poderia faltar a agenda, pois a mesma demandava a apresentação de documentos dos veículos de comunicação representados. A suplente deste, Cláudia dos Santos, estaria impossibilitada de comparecer à reunião do Compahc por problemas de saúde.

A União das Associações Bairros seria contrária ao projeto de revitalização da Praça Dante.


Departamento de Jornalismo




GALERIA



CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.