Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Comunicação 16/09/2019 | 12h33

Conselho afirma que portaria que muda atribuições de enfermeiros foi mal divulgada pela Prefeitura


Conselho afirma que portaria que muda atribuições de enfermeiros foi mal divulgada pela Prefeitura
Foto: Divulgação

O Conselho Municipal da Saúde concorda com a medida anunciada pela Prefeitura de Caxias do Sul, que concede aos enfermeiros da rede pública novas atribuições, entre elas, a requisição de exames e a prescrição de medicamentos. Entretanto, o mesmo Conselho considera que a medida foi mal divulgada pela administração.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre de Almeida Silva, diz que o órgão analisou no dia 10 o anúncio do Executivo, e que não se tratará de um atendimento como o do médico. O correto seria informar que alguns protocolos poderão ser encaminhados por enfermeiros. Como exemplo ele cita o tratamento de uma assadura, que não necessita passar por um médico, ou seja, há especificações a serem seguidas pelos profissionais da enfermagem. O mesmo ocorre para a intervenção contra piolhos, exemplifica novamente.

O assunto tornou-se polêmico após o Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul não concordar com a medida e emitir uma nota questionando a Prefeitura. No documento, o líder sindical Marlonei Silveira dos Santos acredita que os enfermeiros não têm a capacitação necessária para as atividades, o que pode gerar problemas graves de atendimento. Segundo ele, erros de avaliação ou de falta de exames podem ser determinantes para um diagnóstico. O representante da classe médica diz que a entidade vai aguardar até a próxima quinta-feira (19) para que o Executivo volte atrás, anunciando que as autoridades competentes podem ser acionadas judicialmente.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde lamenta a forma como as informações foram repassadas à população.

Para o Município, há respaldo legal na medida, pois as tarefas estariam incluídas no ofício de enfermagem na Política Nacional de Atenção Básica. O Executivo ainda declara estar embasado em decreto do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.