Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS PLAY

Copa Nordeste 26/04/2021 | 08h57

Como a Copa do Nordeste se tornou o maior campeonato regional do país no Brasil da pandemia


Como a Copa do Nordeste se tornou o maior campeonato regional do país no Brasil da pandemia

Como a Copa do Nordeste se tornou o maior campeonato regional do país no Brasil da pandemia

            A Copa do Nordeste é composta por 16 clubes, sendo que 4 deles estão na Série A e mais 5 estão na Série B. Dessa forma, essas 9 equipes somadas fazem com que esse torneio regional seja aquele que tem mais times na elite do futebol nacional. Até mesmo o poderoso Campeonato Paulista não consegue bater esse número, já que o estado de São Paulo tem disputando as duas primeiras divisões do Brasileirão: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Bragantino, Guarani, Ponte Preta e Santos.

            Mas o Nordestão não tem ganhado destaque somente por conta da quantidade de clubes nas principais divisões do Campeonato Brasileiro. Na verdade, com a paralisação do Paulistão e do Campeonato Carioca neste semestre, a maioria dos grandes e bons jogos têm acontecido na Copa do Nordeste. As partidas entre Fortaleza x Bahia e Sport x Ceará, por exemplo, só tiveram uma concorrência próxima dos jogos entre Atlético x América e do clássico Gre-Nal. Já em relação ao retorno financeiro, o campeão do Nordestão vai para casa com os bolsos fartos - a premiação é de R$ 3 milhões, valor que é cinco vezes maior ao pago pela TV para transmitir o Campeonato Cearense. Essa comparação é importante, já que tanto o Fortaleza quanto o Ceará, fortes candidatos ao título de campeão do Nordeste, estão impedidos de disputar o estadual devido uma decisão do Ministério Público, que resolveu paralisar os jogos do torneio.

            Competitividade

            Outro fator que atrai bastante os torcedores a acompanharem o Nordestão é a competitividade do torneio. No Campeonato Carioca, por exemplo, o Flamengo está muito próximo de se sagrar tricampeão, já o Corinthians garantiu o tri do Paulistão entre 2017 e 2019. Enquanto isso, na Copa do Nordeste não há vencedores que se repitam desde 2016. Nas últimas edições, ganharam a disputa o Santa Cruz, Bahia, Sampaio Corrêa, Fortaleza e Ceará. Dessa forma, com a competitividade em alta, o Nordestão é um prato cheio para os amantes de futebol que além de torcerem por seu time também gostam de dar palpites em plataformas de apostas esportivas grátis, onde qualquer um pode dar pitacos nas partidas de diversos campeonatos sem precisar colocar a mão no bolso.

            Na atual edição, os times do Ceará estão liderando seus grupos no Nordestão, mas ainda assim a pressão sobre as equipes é enorme. O triunfo recente do Fortaleza sobre o Bahia aliviou um pouco a situação do técnico Enderson Moreira, que vinha sendo bastante questionado. Já a vitória por goleada de 4 x 0 do Ceará sobre o Sport acabou sendo derrocada do técnico Jair Ventura, que acabou sendo demitido do clube pernambucano. E a forma como o Fortaleza e o Ceará têm liderado o torneio, demonstra como o trabalho focado em vencer a Copa do Nordeste tem transformado esses clubes. Segundo Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, “É nossa grande preparação para o Brasileiro, porque aqui já jogamos duas partidas contra times da Série A. Antigamente, sabíamos que íamos perder, quando um time do Ceará enfrentava algum de Pernambuco. Isto mudou”. E a boa classificação dos times escancara isso ainda mais, evidenciando também o fato de que o estadual se tornou menos relevante economicamente que o Nordestão.

            Agora, com a volta momentânea do futebol em São Paulo e, consequentemente, o retorno dos grandes clássicos, talvez a Copa do Nordeste encontre alguma concorrência.

            Retorno da Libertadores

            Pode ser que não haja um torneio regional para bater o Nordestão, mas quando o assunto são os internacionais, aí é outra história. E nessa semana retornou a concorrida Libertadores da América. Nesta edição, o campeonato conta com 6 clubes brasileiros na disputa pelo título mais importante do futebol sul-americano, e nós estaremos na torcida, para que uma equipe tupiniquim levante a taça novamente nesta temporada.









Em breve
Nenhum jogo no momento.