Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Fiscalização 01/12/2021 | 09h16

Comissão fiscaliza UPAs de Caxias e constata falta de médicos e problemas no atendimento


CONFIRA O ÁUDIO


Comissão fiscaliza UPAs de Caxias e constata falta de médicos e problemas no atendimento
Foto: Daniel Corrêa


Departamento de Jornalismo

Na segunda-feira (29), os parlamentares que compõem a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense realizaram uma fiscalização junto às UPAs Central e Zona Norte.

A incursão ocorreu após os vereadores receberem informações sobre problemas no atendimento e falta de médicos, em especial na UPA Central. Situação confirmada pela comitiva e da qual fez parte o vereador Rafael Bueno (PDT), que também preside a referida comissão.

Segundo o parlamentar, existe uma desorganização por parte da administradora, o InSaúde. Principalmente relativo ao não cumprimento da carga horária pelos médicos, ausência de ponto biométrico e a má utilização destes profissionais na UPA Central.   

Conforme Bueno, na segunda-feira, enquanto três médicos estavam a cargo de monitorar cerca de dez pacientes, em observação na UPA Central, outros quatro precisavam dar  conta de aproximadamente 100 pacientes, que aguardavam atendimento, resultando em filas que ultrapassavam quatro horas de espera, isso só na triagem.

E o principal motivo deste descompasso seria a não equidade dos salários, fazendo com que as equipes médicas que recebem menos se recusem a cobrir a demandada ala clínica. Apesar do contrato firmado com a Prefeitura não especificar em que ala eles devem atuar (clínica ou covid). Culminado em demoras no atendimento e levando a Comissão a oficializar o Município nessa semana.

Entre as providências cobradas pela Comissão está a instalação de ponto biométrico na UPA Central e Zona Norte, a fim de cobrar o efetivo cumprimento da carga horária pelos médicos; o reforço médico nas Unidades Básicas de Saúde; e a utilização dos leitos ociosos da ala covid-19,ante a queda nos casos de internação.

 







Em breve
Nenhum jogo no momento.