Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Segurança pública 16/06/2019 | 11h18

Comissão encaminha projeto para abertura da Delegacia Especial do Idoso em Caxias


Comissão encaminha projeto para abertura da Delegacia Especial do Idoso em Caxias
Foto: Paula Brunetto / Rádio Caxias

Presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), informou que o andamento da solicitação da abertura da Delegacia Especial do Idoso em Caxias do Sul está dentro do cronograma planejado pelo grupo. Na última semana, o emedebista esteve reunido com o coordenador da Procuradoria-Geral do Estado, Rafael Cândido Orozco, entregando uma proposta, onde solicita que as empresas que possuem dívidas com o governo do Estado viabilizem os equipamentos necessários para a abertura da Delegacia.

Gremelmaier comentou que a sugestão da Delegacia Especial do Idoso surgiu devido ao número expressivo de pessoas idosas em Caxias. O vereador acredita que, por isso, o município necessita de um local especializado em combater e solucionar os crimes contra as pessoas idosas.

O próximo passo da Comissão é entregar o planejamento ao Ministério Público e ao Governo do Rio Grande do Sul. Se criada, Caxias será a terceira cidade no Estado a possuir a Delegacia Especial do Idoso. Atualmente, apenas a Capital e o município de Santa Maria possuem um local especializado em crimes contra idosos.

De 2010 a 2018, o número de registros anuais de violência contra idosos variou entre 130 e 170 casos, totalizando cerca de 1.350 no período. Segundo dados levantados pela Vigilância Epidemiológica, a negligência é o principal tipo de violência praticado contra as pessoas idosas, responsável por 85 dos casos notificados em 2018, seguido da agressão física, com 39 registros. Das vítimas a maioria é mulheres, sendo que os crimes são em grande parte, praticados pelos familiares.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.