Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 23/09/2019 | 15h44

Comissão de avaliação da UPA Zona Norte dá prazo de 30 dias para o IGH regularizar apontamentos


Comissão de avaliação da UPA Zona Norte dá prazo de 30 dias para o IGH regularizar apontamentos
Foto: Arquivo Rádio Caxias

O grupo de trabalho é composto por três integrantes do Executivo e três do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Dentre eles, o presidente Alexandre Silva. Segundo ele, a Comissão de Planos e Metas apresentou ao secretário de Saúde, Júlio Cesar Freitas da Rosa, um parecer a respeito das irregularidades do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), na administração da UPA Zona Norte. Porém, o titular da pasta desconsiderou o relatório e renovou o contrato para mais um ano.

De acordo com Alexandre Silva, a Comissão preparou um documento com um parecer consultivo, apontando as falhas de administração da empresa baiana. Entre os principais fatos apontados está a demora no atendimento da população, o descumprimento de metas de atendimento, falta de funcionários e problemas com a legislação trabalhista. Também foram alegadas as denúncias do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers).

No parecer, a Comissão sugeriu que se a empresa não regularizar as pendências, o Município deve fazer uma nova licitação. Inclusive, que o contrato de licitação da UPA Zona Norte e da nova UPA Central sejam padronizados. Mas segundo Alexandre, o secretário de Saúde fez vistas grossas sob os problemas apresentados.

Alexandre Silva explica ainda que foi realizada uma reunião entre os integrantes da Comissão de Plano de Metas e a direção da IGH. Conforme ele, em um debate acalorado, a direção foi pressionada para tomar medidas cabíveis e dado o prazo de 30 dias para que sejam regularizados os problemas.

Alexandre salienta também que o Conselho Municipal de Saúde não foi consultado a respeito da renovação. Segundo ele, não se sabe qual é o conteúdo do contrato que foi reafirmado. Além disso, questiona o aumento dado pelo Executivo para o IGH.

 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.