O Brasil amanheceu mais otimista nesta segunda-feira (18), com o anúncio do Ministério da Saúde, que finalmente começou a distribuir doses da CoronaVac, de forma proporcional e simultânea aos municípios. A vacinação em Caxias do Sul deve começar já nesta terça-feira (19).
O Plano de Vacinação lançado pela Secretaria da Saúde,prevê a imunização de profissionais de saúde e idosos de casas de repouso, nesta primeira fase. Serão recebidas 6 mil doses, que devem ser suficientes para vacinar 33 mil pessoas, o que o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Rafael Bueno (PDT), considera pouco, diante do contingente populacional de Caxias do Sul, que é de pouco mais de 500 mil habitantes.
Bueno também pondera que, neste momento, disputas políticas e ideológicas têm de ser postas de lado, pois a prioridade deve ser unicamente a saúde da população. Portanto, tanto a Comissão quanto a Prefeitura trabalham juntas com este propósito.
Além disso, o parlamentar teme possíveis tumultos, caso as novas remessas da vacina demorem a chegar, pois as pessoas podem pensar que está havendo algum tipo de favoritismo, o que não existe.
O vereador ainda enfatizou o define como empenho do prefeito Adiló na causa de saúde pública. A primeira remessa de vacinas Coronavac para o RS chegou na noite desta segunda em solo gaúcho. O lote tem 341 mil doses.