Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

AGILIDADE PROCESSUAL 14/05/2022 | 11h00

Comarca de Caxias do Sul passa a contar com processos totalmente digitais


CONFIRA O ÁUDIO


Comarca de Caxias do Sul passa a contar com processos totalmente digitais
Foto: Marcelo Passarella/ Rádio Caxias


POR MARCELO PASSARELLA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Caxias do Sul é a primeira cidade de grande porte no Estado a contar com 100% de digitalização de processos físicos no Rio Grande do Sul. O novo modelo de operação foi anunciado na tarde de sexta-feira (13), em evento que reuniu diversos representantes dos magistrados locais. No encontro, também foi anunciada a posse da nova diretora do Foro da Comarca do município serrano, Juíza de Direito Joseline Mirela Pinson de Vargas.

De acordo com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, a digitalização dos processos é feita a partir de um sistema interno que centraliza os encaminhamentos de todos as comarcas gaúchas.

Essa medida, além de agilizar as demandas, também proporciona uma economia significativa no custo, uma vez que somente os gastos com papel de cada processo representam um valor de até R$ 2,2 mil. Em Caxias do Sul, são cerca de 130 mil processos atualmente em trâmite.

A presidente do TJ destaca que os processos eletrônicos passam por todas as fases, desde a petição inicial e garante a segurança desses tipos de documentos.

Os processos digitais já foram implementados em cidades de menor porte da região, como Flores da Cunha, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí e Feliz. Ao todo, os processos totalmente digitalizados já entraram em operação em 32 comarcas do Rio Grande do Sul.  A meta do Tribunal de Justiça do Estado é implementar esse sistema em todo o território gaúcho até o início do ano que vem.

Desde março de 2020, quando esse modelo começou a ser implementado, foram digitalizados 1.251.456 processos. Atualmente, 79% dos processos que tramitam em 2º grau são eletrônicos e 63% em 1º grau.







Em breve
Nenhum jogo no momento.