O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está com o estoque de sangue bastante crítico. A informação e o pedido de doações é do assistente social Rafael Moreira. Ele relata que são necessários todos os tipos de sangue, mas os estoques mais críticos são: O+, O-, B+, B- e AB+.
Moreira informa que o local precisa de 60 doações efetivadas por dia, de segunda a sábado. Contudo, a média de doações nas últimas semanas está em 15 doações diárias. O assistente social alerta que as doações precisam ser mantidas, e, não podem diminuir com o controle da pandemia, pois a ação é sempre necessária.
Além disso, ele relata que mesmo aqueles que não podem doar sangue, conseguem ajudar o Hemocentro de alguma forma. Cita como exemplo, o programa estadual Nota Fiscal Gaúcha (NFG), onde os cadastrados escolhem a instituição para ser beneficiada.
Ainda de acordo com o assistente social, o Hemocs atende 49 municípios da Serra, com cerca de 1,3 milhão de pessoas que podem ser beneficiadas diretamente com as doações.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h ao meio-dia. Se possível, o agendamento deve ser feito pelos telefones (54) 3290-4543 ou pelo WhatsApp (54) 98418-8487, onde dúvidas sobre o processo podem ser sanadas.
O Hemocs fica localizado na Rua Ernesto Alves, nº 2.260, ao lado da UPA Central.