Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 14/01/2021 | 10h22

Com estoques abaixo dos 50%, Hemocs de Caxias do Sul pede ajuda da população


Com estoques abaixo dos 50%, Hemocs de Caxias do Sul pede ajuda da população
Foto: Divulgação/ Internet

O ano de 2021 já começou, mas o baixo estoque dos tipos sanguíneos O+ e A+ continua a assombrar o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O estabelecimento é referência para diversos municípios na região serrana do Estado, como Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Fagundes Varela, Nova Roma do Sul e  Vacaria, entre outros. 

A assistente social do Hemocs, Cíntia de Souza Pessoa, explica que uma única bolsa de sangue é capaz de ajudar até cinco pessoas, e que a falta de constância nas doações é o maior problema enfrentado pelo Hemocentro há anos. Ela ressalta que tem sido adotadas diversas táticas para manter os estoques, como entrar em contato periodicamente com os doadores cadastrados. 

A enfermeira ainda lembra que o tipo sanguíneo O+ e A+ são os mais procurados, e que o estoque está abaixo do 50%, e por isso é urgente a adesão de novos doares. Ela indica que pessoas entre 16 e 59 anos, pesando mais de 50 kg e que estejam bem de saúde estão aptos a doar, e conclama a população para dirigir-se o quanto antes ao Hemocentro de Caxias do Sul.

Para doar basta agendar um horário pelo WhatsApp (54) 98418.8487. O Hemocs atende segunda e quarta-feira, das 08h às 19h; terça, quinta e sexta-feira, das 08h às 17h;  e aos sábados, das 08h até 12h, sem fechar ao meio-dia. A instituição está localizada na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.