Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cultura 16/02/2020 | 17h10

Com criação de conselho, monumento Natural Palanquinho volta a ser debatido pelo poder executivo


Com criação de conselho, monumento Natural Palanquinho volta a ser debatido pelo poder executivo
Foto: Divulgação

A criação do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação Municipal do Monumento Natural (MONA) Palanquinho, na última terça-feira (11) tem o objetivo de trazer o projeto de recuperação e ocupação da área para o debate público. No encontro, o secretário municipal do Meio Ambiente (SEMMA) Nério Susin divulgou o edital e o cronograma do novo grupo, que conta com diversas secretarias do Município de Caxias do Sul, como a do Turismo (SEMTUR) e também a da Agricultura (Smapa), e lideranças locais de Criúva.

De acordo com Nério, para que se tenha uma unidade de conservação registrada e funcionando normalmente, apta para receber recursos, é preciso de uma série de requisitos. Ele lembra que os planos sobre o monumento iniciaram com a homologação do Plano de Manejo em 2017. Ele avalia que o próximo passo para o projeto avançar é a publicação no diário oficial do município o decreto de criação do conselho.

 

O cânion Palanquinho fica, aproximadamente, a 15 km de Criúva e é um forte atrativo turístico. A intenção, segundo o secretário Nério Susin, ainda a ser estudada, é a instalação de um mirante suspenso, com o fundo de vidro, no local. Também está previsto a instalação de banheiros, estacionamentos e uma área para camping. O valor, para a construção de todas as estruturas, está estimado em cerca de R$ 3 milhões.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.