Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Secretariado 2020 17/01/2020 | 14h06

Codeca e licenciamentos parados são os focos do novo secretário do Meio Ambiente


Codeca e licenciamentos parados são os focos do novo secretário do Meio Ambiente
Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Flavio Cassina (PTB), empossou na manhã desta quinta-feira (16) treze secretários e presidentes de entidades vinculadas ao poder público. A principal diretriz repassada pelo chefe do Executivo é para que propostas sejam construídas por meio da inovação e do diálogo, e que respostas sejam dadas às demandas da população. Um dos secretários empossados foi Nério Jorge Susin, que assumiu a Secretaria do Meio Ambiente (Semma).

Susin atuou na Semma entre 2005 e 2012 como diretor técnico, nas gestões do então prefeito José Ivo Sartori (MDB). Ele conta que um dos primeiros planos é acompanhar detalhadamente a situação da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), com o objetivo de garantir a independência do Município na gestão dos resíduos.

Aplicando as legislações pertinentes, o secretário pretende colocar em prática o novo Plano Diretor, adequando as situações como deveria ter ocorrido nos últimos anos. A atuação mais ágil será junto aos pedidos de licenciamento, os quais foram classificados como morosos até então por alguns setores produtivos da cidade. Para Nério Susin, é preciso ter articulação.

Graduado em Geologia pela Unisinos e especializado na área de Geociências, com ênfase em Geologia, Nério Susin tem experiência em Licenciamento Ambiental Pleno. No setor privado, atuou em prospecção mineral e geólogo residente na Usina de Belo Monte, no Pará; e recentemente solicitou o afastamento do contrato social da empresa em que trabalhava na prestação de serviços na área ambiental para assumir o cargo de secretário. No setor público, trabalhou no projeto e execução do Aterro de Resíduos Sólidos Rincão das Flores e no Sistema de Abastecimento Público de Água Marrecas.

Na mesma solenidade, no salão nobre da prefeitura, o prefeito nomeou o vice-prefeito Elói Frizzo como secretário do Planejamento; Valmir Susin na Agricultura; Valéria Wormann como secretária de Recursos Humanos e Logística; Flávia Vergani na Educação; Hernest Larrat dos Santos na Segurança Pública; Gabriel Citton no Esporte e Lazer; Carlos Giovani Fontana como secretário da Habitação; e Alfonso Willenbring Júnior no Trânsito, Transportes e Mobilidade.

Marlês Stella Sebben é a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS); Idair Moschen diretor-presidente do Samae; Nestor Basso como presidente da Codeca; e Dagoberto Machado dos Santos coordenador do Procon. Continuam interinos os secretários João Uez (chefe de Gabinete, Cultura, Governo e Desenvolvimento Econômico), Marguit Meneguzzi (Saúde), Hernest Larrat (Turismo), Paulo Dahmer (Urbanismo), Gilberto Meletti (Obras e Serviços Públicos), Grégora Fortuna dos Passos (Receita e Gestão e Finanças), Ana Cláudia Schittler (PGM) e Flávio de Carvalho (Ipam).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.