Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Apresentação 16/07/2019 | 00h01

Cia. Municipal de Dança estreia espetáculo Corpologias nesta sexta-feira


Cia. Municipal de Dança estreia espetáculo Corpologias nesta sexta-feira
Foto: Patrick Júnior Vanin

“Corpologias” é o novo espetáculo da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul, com estreia nesta sexta-feira (19/07), às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti. A apresentação é resultado de uma pesquisa didático artística, realizada pelo atual diretor artístico da Cia de Dança, Matheus Brusa, em conjunto com intérpretes que fazem parte do elenco. O ingresso é 1kg de alimento não perecível e/ou um agasalho. As doações serão revertidas para instituições assistenciais da cidade.

Segundo Brusa, “Corpologias” surgiu a partir de estudos iniciados em 2009 com o trabalho “Osteócitos”. Na época,Tábata Faé, professora e bailarina da Cia, passava por problemas ligados ao tecido ósseo. Em meados de 2013, a pesquisa foi retomada e adaptada para o grupo ‘Articulações’, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob direção de Magda Bellini. Em 2015, a coreografia ganhou força, a partir dos estudos do diretor e de parte do elenco, trazendo aspectos da anatomia, fisiologia do exercício, desenvolvimento motor e cinesiologia (estudo que analisa os movimentos).

O espetáculo, que será apresentado nesta sexta-feira, engloba todas as fases da pesquisa, com consultoria da professora em Ciências do Movimento da UCS, Mônica Melo. A compreensão dos intérpretes criadores acerca dos alinhamentos corporais possibilitará também momentos "solo" dentro do espetáculo.

“Esses dispositivos científicos contribuíram para a consciência psicomotora de cada intérprete e geraram potências tanto artísticas e cartográficas quanto conceituais. A configuração atual do espetáculo envolve questões pessoais e sociais, a partir do resgate histórico de cada integrante do elenco, até identificações entre os bailarinos, a partir dos métodos aplicados. Os intérpretes assumem constantemente o papel de coreógrafos, trazendo à tona sua bagagem pessoal e artística, baseando-se sempre nos conteúdos científicos e na direção semiótica e dramatúrgica”, pontuou o diretor.

Ficha Técnica “Corpologias”

Direção, coreografia, cenografia, trilha sonora, iluminação e arte gráfica: Matheus Brusa
Ensaiadores: Diego Santos e Tábata Faé
Figurino: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul

Consultoria científica em cinesiologia: Prof. Dra. em Ciências do Movimento Mônica Melo
Intérpretes criadores: Ágatha Cristina; Anna Cláudia; Dennis Oliveira; Diego Santos; Junior Grandi; Liz Debetio; Luana Santana; Michael Vargas; Milena Sartori; Richard Salles; Thiago Roque e Vitor Gabriel.

Contrarregragem: Cristina Ribas e Sabrina Manzke

Serviço

Espetáculo “Corpologias”

Data: 19 de julho

Hora: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura)

Entrada: 1kg de alimento e/ou um agasalho

Informações: (54) 3901-1316

 

Assessoria de Imprensa - SMC









Em breve
Nenhum jogo no momento.