Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 08/04/2020 | 18h08

Centro de Doenças Infecciosas da UCS vai fazer diagnóstico da Covid-19


Centro de Doenças Infecciosas da UCS vai fazer diagnóstico da Covid-19
Foto: Claudia Velho / Divulgação

Com o objetivo de agilizar a detecção da Covid-19, a UCS vai prestar o serviço de diagnóstico da enfermidade. O serviço será realizado pelo Centro de Doenças Infecciosas do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, e a previsão é este esteja estruturado no decorrer da próxima semana.

De acordo com o diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Asdrubal Falavigna, a UCS está ciente da necessidade comunitária do combate ao Covid-19. Por isso, decidiu atuar na avaliação de amostras para diagnóstico de Covid-19, utilizando o método RT-qPCR, sigla em inglês que significa reação em cadeia pela polimerase em tempo real. 

Segundo Falavigna, serão feitos cerca de 50 exames de diagnósticos por dia. Ele considera esta iniciativa de suma importância, pois para tratar o paciente, antes deve ser feito um diagnóstico preciso e adequado da doença.

O Centro de Doenças Infecciosas terá dedicação exclusiva para essa finalidade, com funcionários treinados e nível de biossegurança adequado. As atividades já foram iniciadas e, no decorrer da próxima semana, o serviço já estará em funcionamento.

Inicialmente, a intenção é realizar cerca de 50 exames por dia, capacidade que poderá ser ampliada na medida em que a UCS obtiver mais recursos para melhorar a tecnologia e comprar mais insumos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.