Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 21/10/2020 | 19h42

Central regional de triagem aumenta testagem da Covid-19 em Caxias


Central regional de triagem aumenta testagem da Covid-19 em Caxias
Foto: Governo do Estado/ Divulgação

O projeto Testar RS, do governo do Estado, em execução pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está permitindo que todos os casos de síndrome gripal façam o teste (RT-PCR) para a Covid-19. Como antecipou Jorge Olavo Hahn Castro, à reportagem da Rádio Caxias, titular da SMS, a pasta também ampliará os testes a gestantes e às casas asilares.

De acordo com Luciana Menegotto, coordenadora adjunta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), há testes suficientes para a população. A meta é captar diariamente 500 amostras, mas o volume não está sendo atingido. Entre 25 de setembro a de 16 de outubro, a região de Caxias do Sul encaminhou 2.164 testes. 

As centrais de testagem regional foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada uma delas abrange população de cerca de 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar as amostras até o aeroporto mais próximo. Os locais passaram a funcionar no último dia 25 de setembro. 
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.