Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

JUDICIÁRIO 28/05/2022 | 15h13

Central de atendimento visa agilizar acesso de partes e de advogados a processos que tramitam no Fórum caxiense


CONFIRA O ÁUDIO


Central de atendimento visa agilizar acesso de partes e de advogados a processos que tramitam no Fórum caxiense
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


POR FABIANO PROVIN | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

De forma inédita, foi criada no Fórum de Caxias do Sul a Central de Atendimento ao Público, projeto-piloto no Estado para facilitar o acesso das partes e dos advogados a processos num mesmo lugar. A ação conta com o apoio da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça (TJ-RS).

A diretora do Fórum, juíza Joseline Mireli Pinson de Vargas, da Vara de Execução Criminal Regional, comenta que a digitalização de 100% dos processos permitiu o redirecionamento de servidores para outras funções pertinentes. Dessa forma, foi estruturada também a Central de Cumprimentos Cartorários, responsável pelo acompanhamento dos trâmites eletrônicos.

A padronização do serviço, em ordem cronológica, com o mesmo ritmo em todas as varas, permitirá a expansão do que está sendo praticado em Caxias em âmbito estadual, complementa a magistrada que dirigiu a Comarca de Novo Hamburgo por quatro anos. Em entrevista à Rádio Caxias, Joseline adianta que pretende ampliar a comunicação com todos os setores da comunidade, dando transparência à atuação judiciária, e fala sobre a importância da Central de Atendimento ao Público.

A juíza também falou que, estruturalmente, o Fórum de Caxias do Sul está capacitado para atender às demandas, citando que existem cinco vagas abertas para magistrados, postos que devem ser preenchidos este ano após o concurso realizado pelo TJ-RS, o qual teve 93 aprovados. Joseline foi empossada diretora no dia 13 de maio, em substituição ao juiz João Pedro Cavalli Júnior, do Juizado Especial da Fazenda Pública, que atuou na condução dos trabalhos que permitiram a conclusão da digitalização total dos processos na comarca.







Em breve
Nenhum jogo no momento.