Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Igualdade 04/09/2019 | 08h34

Caxiense é eleita presidente do Conselho Estadual LGBTQI+


Caxiense é eleita presidente do Conselho Estadual LGBTQI+
Foto: Redes Sociais/ Divulgação

Cleonice Felix de Araújo, coordenadora da ONG Construindo Igualdade, sediada em Caxias do Sul, foi empossada nesta segunda-feira (02) no Conselho Estadual de Promoção dos Direitos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O grupo de trabalho é composto por 12 representantes de órgãos públicos e 12 representantes da sociedade civil, que visam fiscalizar a segurança e promover políticas públicas em prol das pessoas LGBTQI+ do Rio Grande do Sul.

A presidente eleita se orgulha por ser a primeira transexual do interior do Estado a ocupar o cargo de conselheira voluntária. Segundo Cleonice, o objetivo dela enquanto estiver à frente do cargo é trabalhar com a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Além disso, o desejo é que haja respeito com a opção sexual das pessoas, pois as denúncias de violência feitas pelo Disque 100 ainda são inúmeras.

Cleonice Araújo afirma que desenvolveu uma pesquisa na cidade de Caxias do Sul, e verificou que ela é a única pessoa trans a estudar em uma faculdade. Ela cursa Direito na Anhanguera. Por isso, viabilizou dentro da ONG Construindo Igualdade um curso de técnicas em redação, onde professores ministram aulas e dicas para alunos. Segundo Cleonice, no ano de 2018, 13 alunos conseguiram bolsas em instituições no município.

A ONG também possui cursos de assistente de cabeleireiros para transexuais, oficinas de artesanato e atendimentos sociais e psicológicos. A sede da instituição fica na Rua Pedro Tomasi, nº 1031. No mesmo endereço encontra-se o Núcleo de Violação em Direito de LGBTs.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.