Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Esporte 17/10/2021 | 17h28

Caxias Navegar completa 20 anos levando esportes náuticos para mais de 200 mil pessoas


Caxias Navegar completa 20 anos levando esportes náuticos para mais de 200 mil pessoas
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O programa Caxias Navegar, vinculado à Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), que oferece três modalidades esportivas distintas, no segmento náutico, comemora 20 anos de existência, em dezembro próximo. Neste período, já contemplou cerca 200 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

A coordenadora do Caxias Navegar, Diane Stefan, explica que o programa surgiu com o propósito de ofertar para a comunidade caxiense uma experiência náutica diferenciada. E que essa prática esportiva, além de oferecer inúmeros benefícios a saúde, ainda coloca as pessoas em contato direto com a natureza. Diane relata que a maioria dos praticantes vê na atividade mais que uma opção de esporte, mas de lazer e relaxamento.

Ao longo da semana, a média de atendidos realizados pelo programa chega a 450 e num único mês passam dos 10 mil. Anualmente, cerca de 500 novas crianças entram no projeto, numa parceria fixada com 20 escolas da rede municipal de ensino.

Desde 2008, o programa é mantido e custeado pela Prefeitura de Caxias, o que permite oferecer ao público estudantil , entre 08 e 17 anos, toda a estrutura necessária, o que inclui transporte gratuito até o local. As aulas ocorrem na represa São Miguel (Complexo Dal Bó), ao longo da semana e em contra turnos.

Em 2013, houve a inclusão das pessoas com deficiência ao programa e as aulas acontecem às sextas-feiras pela manhã. Já em 2014 houve a inclusão da categoria adulta, com aulas aos sábados pela manhã e sob agendamento prévio pelo WhatsApp (54) 98434-7747.    

Segundo Diane, os números impressionam, afinal ao longo desses 20 anos de existência foram mais 200 mil atendimentos realizados pelo programa Caxias Navegar, o que demonstra o interesse da comunidade pelos esportes náuticos, a exemplo de canoagem, remo e vela.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.