Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 14/02/2020 | 19h53

Caxias do Sul terá 50 postos de vacinação contra o sarampo neste sábado


Caxias do Sul terá 50 postos de vacinação contra o sarampo neste sábado
Foto: Lucas Boeira

 

Neste sábado (15) ocorre o ‘Dia D’ da vacinação contra o sarampo em todo o Brasil. A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá oferecer 50 postos de vacinação, sendo eles as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município; e também um ponto estratégico localizado no terceiro andar do Shopping Pratavieira, no centro da cidade. As unidades atenderão das 08h às 17h. O público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre 5 a 19 anos.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Caxias do Sul não apresenta casos de sarampo, porém, o município possui um baixo índice de imunização, 61%, enquanto que o preconizado é de 95%. A campanha de vacinação, contudo, já teve início nesta segunda-feira (10).

De acordo com a diretora interina da vigilância epidemiológica e coordenadora do Núcleo de imunizações do município, Rita Mota, neste período a Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 1,5 mil pacientes que acessaram o serviço, mas apenas 150 necessitaram da vacina, por não estarem imunizados. Ela salienta que neste sábado o serviço de saúde está voltado totalmente para a campanha de vacinação.

Para receber a dose da vacina basta apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem perdeu ou extraviou o cartão é considerado não vacinado e, por isso, também deve ser imunizado. A vacina aplicada é a tríplice viral que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba.

A segunda etapa da campanha ocorrerá de 03 a 31 de agosto deste ano, abrangendo adultos entre 30 e 59 anos. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.