Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Imunização 13/10/2021 | 18h23

Caxias do Sul inicia antecipação da segunda dose de Pfizer nesta quinta-feira


Caxias do Sul inicia antecipação da segunda dose de Pfizer nesta quinta-feira
Foto: Robyn Beck/ AFP

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul inicia a antecipação da segunda dose de Pfizer, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica do Município, quanto à disponibilidade de doses. Com isso, o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deste imunizante passa de 12 para oito semanas.

Segundo a chefe da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta, as unidades de saúde dispõem de uma capacidade técnica instalada, algo que precisa ser levado em conta, a fim de evitar desperdícios. Até porque, depois de aberta, a ampola da Pfizer precisa ser aplicada num intervalo máximo de seis horas. Portanto, o cronograma de vacinação para segunda dose de Pfizer precisou ser ajustado e está condicionado a diferentes fatores. Inclusive, quanto ao estoque de doses disponíveis.

Juliana esclarece que não houve alteração quanto aos locais de vacinação e que essa antecipação do intervalo da Pfizer será feita de forma escalonada. Ou seja, o público-alvo apto a receber a dose de reforço será divulgado semanalmente pela SMS. Sempre levando em conta a data de recebimento da primeira dose.

Nesta quinta-feira (14) recebem a  dose de reforço da Pfizer aqueles que fizeram a primeira dose no dia 29 de julho ou antes. Já na sexta-feira (15) é a vez de quem fez a primeira no dia 6 de agosto ou antes. Sobre a segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca , Juliana indica que não houve alteração. No ato da vacinação, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). E também levar a carteira de vacinação.

A imunização ocorre em diversas UBS e UBVS do Município, e a relação você encontra no site da Rádio Caxias, e também na praça Dante Alighieri, das 11h às 19h. Já no supermercado Andreazza Bela Vista, das 12h às 18h.

 

SEGUNDA DOSE

AstraZeneca/Oxford: pode ir quem fez primeira dose no dia 21 de julho ou antes

Pfizer/Biontech: pode ir quem fez primeira dose no dia 21 de julho ou antes

Coronavac/Butantan: pode ir quem fez primeira dose no dia 15 de setembro

Locais para segunda dose das três vacinas

UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário: 8h às 15h
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon: 8h às 19h

Praça Dante Alighieri: 11h às 19h
Andreazza Bela Vista: 12h às 18h

 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.