Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS

PLANEJAMENTO 18/05/2020 | 17h08

Caxias apresenta protocolo médico para retorno aos treinamentos


Caxias apresenta protocolo médico para retorno aos treinamentos
Foto: Vitor Soccol/Dinâmica Conteúdo

O Caxias ainda não tem uma data prevista para retomar as atividades visando a sequência da temporada. Mas o departamento médico do clube já montou um protocolo para o recomeço dos treinos.

O planejamento apresentado pelo Grená conta com 17 páginas desenvolvidas pelos profissionais do clube. O documento está assinado pelos médicos Aloir Neri de Oliveira, Jeferson Luiz Mezzomo, Rafael Lessa Costa, Giorgio Marin Canuto, Aloir Neri de Oliveira Júnior e Luciano Neto Santos, além da colaboração do fisioterapeuta Marcelo Boff. A cartilha apresenta o posicionamento do DM.

-  O Departamento Médico da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, S.E.R. Caxias, entende que o retorno progressivo aos treinos em clube profissional de futebol somente seja autorizado após a flexibilização de retorno das atividades esportivas pelas autoridades de saúde nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) e, também, do Protocolo Oficial de Retorno pela CBF - diz o documento.

O plano está dividido em etapas com instruções:

 

1- Orientações em casa antes do retorno aos treinamentos: 

Os atletas, comissão técnica e funcionários terão que realizar exames de sorologia aproximadamente 48h antes da primeira atividade para determinar os “imunes e não imunes”. Quem apresentar positivo deve realizar um teste ergoespirometria para avaliar possíveis alterações cardiopulmonares provocadas pelo coronavírus que possam implicar em risco para a atividade esportiva. Ainda, será necessário exames laboratoriais: D-dímero, hemograma, ferritina e DHL para melhor avaliação e seguimento clínico. Em casos sintomáticos deverá ser realizado tomografia computadorizada de tórax. Caso seja negativo, serão realizados testes de 10 em 10 dias para acompanhamento e triagem de detecção de Covid-19. 

Além disso, será criado o questionário “return to play” com pontuação para todos os jogadores e membros de comissão técnica com o objetivo de identificar precocemente todos casos suspeitos. 

2 - Orientações antes do treino: 

Fazer a higienização corretamente e não dar carona para companheiros com o intuito de evitar o risco de contágio. Se tiver a necessidade de ir em outros lugares, respeitar as recomendações de distanciamento. 

3 -Chegando ao CT:

Na portaria do Estádio Centenário, sem descer do carro, os jogadores terão a temperatura corporal medida por termômetro infravermelho. O funcionário responsável pela avaliação estará com máscara N95; capacete do tipo face shield; touca cirúrgica; avental cirúrgico impermeável ou macacão impermeável; luvas de procedimento descartáveis e botas impermeáveis. 

Todos que tiverem acesso ao CT terão a temperatura medida e caso apresentem acima de 37,5ºC e tenham outros sintomas serão observados pelos médicos e poderão passar por novos testes e, consequentemente, afastamento. Usar álcool em gel antes de descer do veículo e utilizar máscaras no período em que estiver no Centro de Treinamento. 

Os jogadores não terão acesso aos vestiários. Todos receberão, no primeiro dia de retorno, kits de uniformes de treinamento e farão a higienização dos mesmos em sua residência.

4 - Durante as atividades nas dependências do clube:

Os jogadores serão divididos em pequenos grupos de 6 a 8 integrantes. As áreas de fisioterapia e musculação serão separadas e utilizadas mantendo todas as normas de cuidados estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Inclusive, os atendimentos serão individuais e agendados na fisioterapia e também de algum desconforto muscular no DM. No intervalo entre as sessões o local será higienizado com álcool. Cada atleta deverá levar seu próprio material para hidratação. 

Os membros do departamento médico e de fisioterapia deverão usar EPI.

5 - Após o treino:

Realizar o processo de higienização. Caso haja necessidade de atendimento fisioterapeuta ou médico, o atleta deverá estar de banho tomado e com máscara. O local precisará estar arejado e com as janelas abertas, sem o uso do ar condicionado. Não haverá refeições no centro de treinamento. Os lanches serão distribuídos em kits individualizados, seguindo as normas preconizadas pela ABRAN e ASBRAN.

6 - Em casa:

Retirar a roupa e colocá-la para lavar. Tomar banho e não encostar em nada antes do processo de higienização. Após, desinfetar objetos pessoais. A orientação de isolamento social deverá ser respeitada fora do ambiente de trabalho. 

 

Na cartilha ainda consta dicas de doping. Nenhuma medicação deve ser ingerida sem consultar o departamento médico Grená. Em Caxias do Sul, a dupla Ca-Ju ainda não tem a autorização para retomar os treinamentos. Os clubes decidiram que irão recomeçar as atividades na mesma data.

Departamento de Esportes

 









Em breve
Nenhum jogo no momento.