Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviços esssenciais 30/03/2020 | 10h07

Casas lotéricas e igrejas vão permanecer abertas em Caxias do Sul


Casas lotéricas e igrejas vão permanecer abertas em Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Em meio aos decretos do Governo Federal, houve na quinta-feira (26) uma determinação do presidente da República Jair Bolsonaro, de que casas lotéricas e templos religiosos fossem elencados como serviços essenciais e, portanto, poderiam reabrir as portas. Um dia depois, na sexta-feira (27), o juiz federal da 1ª Vara de Duque de Caxias (RJ), Márcio Santoro Rocha, derrubou o decreto presidencial, determinando o fechamento destes estabelecimentos durante a quarentena.

Mediante a situação, na manhã do sábado (28), o prefeito Flávio Cassina e a chefe de gabinete Grégora Fortuna, estiveram em reunião para debater a pauta e decidir como ficará no município de Caxias do Sul. De acordo com o chefe de gabinete João Uez, a cidade possui um decreto permitindo a abertura dos estabelecimentos, com base no governo estadual, portanto, esta determinação será seguida. Uez informa que as lotéricas seguem abertas de segunda a sábado das 09h às 17h e as igrejas podem realizar encontros ocupando até 25% da capacidade total.

O chefe de gabinete destacou ainda que algumas igrejas evangélicas entraram em contato com a prefeitura para receber orientações. As informações repassadas foram de que é possível os cultos serem realizados respeitando os 25% da capacidade, que estes tenham os horários de duração reduzidos e não haja contato entre os fiéis. Também, foi solicitado que pessoas com idade acima dos 60 anos e crianças não participassem dos encontros. Já a Mitra Diocesana que representa a religião católica, definiu que as igrejas seguirão fechadas e a população pode acompanhar as missas de forma on-line.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.