Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Eleições 2020 01/10/2020 | 11h00

Candidato Carlos Búrigo quer criar mecanismo para reduzir a burocracia em Caxias do Sul


Candidato Carlos Búrigo quer criar mecanismo para reduzir a burocracia em Caxias do Sul
Foto: Divulgação/ Internet

A Rádio Caxias dá continuidade a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Caxias do Sul, ampliando a cobertura das Eleições 2020, programadas para novembro. O segundo entrevistado é o deputado estadual Carlos Antônio Búrigo (MDB), da coligação Vamos Abraçar Caxias (MDB/Cidadania/PSB/Avante).

Búrigo é casado com Danusa Liége Velho Búrigo, tem dois filhos, Larissa e Felipe. Natural do 3º Distrito de Bom Jesus, hoje São José dos Ausentes, é formado em Ciências Contábeis, trabalhou na iniciativa privada como bancário e numa exportadora de calçados antes de ser convidado para a secretaria da Administração e chefia de Gabinete do primeiro prefeito de Ausentes, em 1992.

Em 1996 Búrigo foi eleito prefeito de São José dos Ausentes, sendo reeleito em 2000. Entre 2005 e 2014 ocupou o cargo de secretário da Fazenda de Caxias do Sul, nos dois mandatos de José Ivo Sartori (MDB) e nos dois primeiros anos da gestão de Alceu Barbosa Velho (PDT). Após, foi o coordenador da campanha que levou Sartori ao Palácio Piratini em 2015.

No Governo do Estado, Búrigo atuou como secretário-geral de Governo, pasta que posteriormente foi denominada Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Exonerou-se em 2018 para concorrer a uma vaga na Assembleia, ficando como primeiro suplente do MDB. No pleito deste ano tem como candidato a vice-prefeito o atual vice-prefeito caxiense, Édio Elói Frizzo (PSB).

Aos 54 anos, Carlos Búrigo ressalta o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Prefeitura e no Estado, e diz que sempre teve como premissa falar a verdade e trabalhar com transparência, principalmente numa campanha eleitoral. O candidato frisa que os 25 anos de vida pública o capacitaram para ser prefeito e poder melhorar a vida das pessoas.

Sobre as principais propostas para que, na opinião do candidato, Caxias do Sul volte a gerar orgulho aos cidadãos, ele fala da criação de um mecanismo para reduzir a burocracia. Búrigo considera inadmissível que um pedido fique dois anos parado na Prefeitura, impedindo o desenvolvimento. 

O calendário de entrevistas da Rádio Caxias segue a ordem alfabética conforme o nome do candidato que constará na urna eleitoral. Cada político responde às mesmas quatro perguntas. O próximo entrevistado será Édson Nespolo (PDT).

 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.