Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 23/10/2021 | 18h28

Campanha para atualizar caderneta de vacinação segue até o dia 29 em Caxias


Campanha para atualizar caderneta de vacinação segue até o dia 29 em Caxias
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com a campanha de multivacinação em Caxias do Sul até o dia 29 deste mês. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário. O horário de atendimento é das 8h às 16h, sendo necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente.

A diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta, explica que o país é referência mundial pelo número de vacinas ofertadas. Gratuitamente, são 20 imunizantes para essa faixa etária de até 15 anos. No entanto, o Brasil tem registrado uma queda acentuada na cobertura vacinal, especialmente se tratando de vacinas que previnem contra o sarampo.

Segundo Juliana, o motivo mais provável seria o fato de doenças como sarampo, caxumba, difteria e tétano estarem supostamente erradicadas, há algum tempo, em solo brasileiro. Porém, isso não significa que é possível baixar a guarda, afinal, é justamente por causa das vacinas como essas que vírus deixaram de circular. Se tratando do Município, a maior baixa na procura é por doses de reforço das vacinas tríplice, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e da vacina contra a poliomelite.

Neste sentido, Juliana reforça a necessidade de os pais levarem os filhos até a UBS mais próxima, a fim de conferir se alguma vacina do calendário regular está em atraso.

No último sábado (16), a SMS promoveu um dia D de Multivacinação. As equipes epidemiológicas constataram que das 1.833 crianças e adolescentes que compareceram, uma parte já estava com a imunização em dia. Dessas, apenas 1.015 precisaram atualizar a caderneta de vacinação, com uma ou mais doses de vacina. Portanto, o número geral de doses aplicadas foi de 2.435. Com isso, desde o início da campanha, Caxias do Sul já aplicou mais de 5 mil doses.

Apesar de os números serem considerados positivos, na avaliação da SMS, Juliana adverte que a cobertura vacinal em Caxias atingiu apenas 75% do índice considerado ideal. E que o objetivo da campanha é ampliar essa taxa para 95%, conforme orientação do Ministério da Saúde.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.