Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Abelhas 15/10/2017 | 18h11

Campanha busca combater mortalidade das abelhas no Rio Grande do Sul


Campanha busca combater mortalidade das abelhas no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação
Secretaria da Agricultura apoia campanha de combate à mortalidade das abelhas
A média de perda de abelhas é de 30% a 40% por ano no Rio Grande do Sul

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) é parceira do governo do Estado na divulgação da campanha de combate à mortalidade das abelhas. A ação é desenvolvida pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio da Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura.
A campanha incentiva os produtores de abelhas a seguirem as seguintes orientações: registrar Boletim de Ocorrência (BO) no posto policial, caso suspeitem de morte das abelhas por uso indevido de agrotóxicos nas proximidades e comunicar a Inspetoria de Defesa Agropecuária (Ida) do município para inciar a investigação da causa. Também orienta os produtores a se cadastrarem na Ida do seu município, gratuitamente, para informar qualquer anormalidade nas colmeias; não utilizar produtos proibidos e ter o Guia de Trânsito Animal (GTA) em mãos ao transportar os animais.

O alto índice de mortalidade das abelhas no Brasil é causado principalmente pela aplicação indiscriminada de pesticidas que são extremamente tóxicos para os polinizadores, e também pelas queimadas e desmatamento. A média de perda de abelhas é de 30 a 40% por ano no Rio Grande do Sul. Em consequência disso, a renovação de matas e florestas e a produção de frutos e grãos fica comprometida.

Assessoria de Imprensa - Smapa


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.