Por maioria de votos, a Câmara de Caxias do Sul derrubou o veto do prefeito Daniel Guerra (Republicano) ao projeto de lei nº 141/2018, de autoria do vereador Alceu Thomé (PTB), que pretende denominar uma praça do bairro Jardim América com o nome de Abramo Roth. A matéria entrou em discussão única e votação nessa terça-feira (9).
A Prefeitura justificou o veto considerando que o projeto de lei é inconstitucional por afronta ao princípio do interesse público, pois não está nas diretrizes da atual administração municipal denominar áreas com nomes de pessoas físicas póstumas.
Para o vereador proponente da matéria, a família Roth prestou relevantes serviços para a comunidade do Jardim América, o que justificaria a denominação no entender do parlamentar. Ele acredita que o prefeito vetou o texto pelo simples fato de negar proposições oriundas da Câmara.
Agora, com a derrubada, o prefeito Daniel Guerra tem 48 horas para promulgar a lei. Se o Município rejeitar o documento novamente então o presidente da Câmara, Flávio Cassina (PTB), tem o poder de colocar o projeto em prática.