Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança 09/07/2019 | 07h16

Brigada apreende em Caxias do Sul suposta carga de esmeraldas


Brigada apreende em Caxias do Sul suposta carga de esmeraldas
Foto: Brigada Militar / Divulgação

Atualizado às 10h.

Uma quadrilha foi desarticulada pela Brigada Militar nesta segunda-feira (08) em Caxias do Sul, com uma grande quantidade de pedra supostamente preciosas, do tipo esmeralda. Além disso, foi recolhida uma arma e capturado um indivíduo que estava foragido da Justiça.

As pedras foram apreendidas em duas residências, nos bairros Colina Sorriso e Galópolis. Segundo os presos, a carga de esmeraldas estaria avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões. Foram apreendidas 277 pedras lapidadas, 3,8 kg de pedra bruta e R$ 3554 em dinheiro, além de um revólver calibre 38, munições e quatro telefones celulares.

A abordagem iniciou com a informação levantada pelo serviço de inteligência da Brigada Militar, que em determinada residência havia um foragido da Justiça. Quando os policiais militares se aproximaram da casa localizada na Rua Constante Adorino Pola, no bairro Colina Sorriso, um dos indivíduos acabou correndo para o interior da residência, e os outros dois foram abordados.

Os três acabaram detidos. Andrios Batista, de 27 anos, portava uma mochila onde foram encontradas as 278 pedras lapidadas. São pedras de cor verde, semelhantes a esmeraldas. Com ele ainda foi apreendido um telefone celular e um estojo preto vazio. Batista revelou que estava recebendo essas pedras de forma bruta de um homem chamado Fernando Fernandes, e o material vinha da Bahia. O detido também informou que aqui em Caxias eram lapidadas, e ele conseguia documentação para regularizá-las.

Andrios receberia a documentação de um indivíduo chamado Andrigo, que possui um escritório na Rua Alfredo Chaves, nas imediações da prefeitura. Andrios disse ainda que na casa da sogra ele, em Galópolis, teria mais pedras.

Os policiais, então, deslocaram-se até uma residência na Rua Jacinta Vidal, em Galópolis, onde foi apreendido um saco com mais de 3kg de pedras brutas. Rafael Assunção, de 25 anos que estava junto de Andrios, acabou sendo preso pela Brigada Militar por porte ilegal de arma de fogo. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38, que estava escondido no balcão da cozinha da residência e municiado com seis cartuchos intactos.

Assunção referiu que tinha a arma para realizar a segurança do local. Ele foi autuado em flagrante, e já possuía antecedentes. Também foi preso Lucas Vieira Pinto, capturado por estar foragido e ter sido condenado a 19 anos e dez meses de prisão em regime fechado. Vieira foi condenado por roubo mediante grave ameaça ou violência com as vítimas.

Os PMs levaram os detidos ao Plantão da Polícia Civil, e as pedras foram encaminhadas para a perícia, para analisar se são verdadeiramente esmeraldas.


Brigada Militar






Em breve
Nenhum jogo no momento.